Da Formação à Sala de Aula: Microrganismos como Ferramenta de Ensino para Professoras dos Anos Iniciais
Resumo
Este estudo avalia a eficácia de atividades experimentais sobre microrganismos no ensino dos anos iniciais. Por meio da formação continuada de professores e do uso do Laboratório Didático Móvel, os docentes implementaram práticas pedagógicas que permitiram a tradução de conceitos abstratos em experiências concretas para os estudantes. A pesquisa destaca os desafios relacionados à gestão do tempo e adaptação de recursos, bem como os resultados positivos no engajamento dos alunos. Os resultados reforçam a importância de metodologias práticas e investigativas no ensino de ciências, conforme preconiza a BNCC (2018).
Palavras-chave:
Microrganismos, Formação de professores, Ensino de Ciências
Referências
BASSOLI, Fernanda. Ciênc. Educ., Bauru, v. 20, n. 3, p. 579-593, 2014.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: [link]. Acesso em: 05 set 2024.
CAMPOS, Maria Cristina da Cunha; NIGRO, Rogério Gonçalves. Teoria e prática em ciências na escola: o ensino aprendizagem como investigação. II Congresso Nacional de Educação, São Paulo: FTD, 2009.
CÂNDIDO, Alexandre Luna; TUNON, Gabriel Isaías Lee; CARNEIRO, Maria Regina Pires. Microbiologia Geral. 1. ed. São Cristóvão: CESAD/UFS, 2010. v. 1. 192p.
CASSANTI, Ana Claudia; CASSANTI, Ana Clara; ARAÚJO, Eliana Ermel de; URSI, Suzana. Microbiologia democrática: estratégias de ensino-aprendizagem e formação de professores. Enciclopédia Biosfera, v. 4, n. 5, p. 1-27 (on-line), 2008. Tradução. Acesso em: 10 set. 2024.
FILOMENO, Carlos Eduardo da Silva; SILVA, Kailaine Conceição Severino da; CHAGAS, Victoria Cunha das; CEZAR, Luis Felipe de Souza; CARVALHO, Elisângela Gonçalves de. A Microbiologia experimental na Educação Básica: caminhos possíveis para a alfabetização científica. Revista Educação Pública, Rio de Janeiro, v. 22, nº 4, 1º de fevereiro de 2022. Disponível em: [link]. Acesso em: 10 set 2024.
GAVA, Altanir Jaime; SILVA, Carlos Alberto Bento da; FRIAS, Jenifer Ribeiro Gava. Tecnologia de alimentos: princípios e aplicações. São Paulo: Nobel, 2008.
KIMURA, Angela Hitomi; OLIVEIRA, Gilberto Santos de; SCANDORIEIRO, Sara; SOUZA, Patricia Canteri de; SCHURUFF, Paulo Afonso; MEDEIROS, Leonardo Pinto; BODMAR, Giovana Carolina; SARMIENTO, Juan Josue Puño; GAZAL, Luis Eduardo de Souza; SANTOS, Pollyana Myrella Capela dos; KOGA, Vanessa Lumi; CYOIA, Paula Signolfi; NISHIO, Erick Kenji; MOREY, Alexandre Tadachi; TATIBANA, Berenice Tomoko; NAKAZATO, Gerson; KOBAYASHI, Renata Katsuko Takayama. Microbiologia para o Ensino Médio e Técnico: Contribuição da extensão ao Ensino e aplicação da Ciência. Revista Conexão UERP. Ponta Grossa. v.9, n. 2. Jul/dez. 2013.
MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise Textual Discursiva. 3. ed. rev. e ampl. Ijuí: Unijuí, 2016. 264p. E-book.
OLIVEIRA, Pâmela Beatriz Lima de; Morbeck, Lorena Lôbo Brito. Contextualizando o ensino de Microbiologia na Educação Básica e suas contribuições no processo de Ensino-Aprendizagem. Id on Line - Revista Multidisciplinar e de Psicologia, v. 13, p. 450-461, 2019.
PEDRANCINI, Vanessa Daiana; CORAZZA-NUNES, Maria Júlia; GALUCH, Maria Terezinha Bellanda; MOREIRA, Ana Lúcia Olivo Rosas; NUNES, William Mário de Carvalho. Saber científico e conhecimento espontâneo: opiniões de alunos do ensino médio sobre transgênicos. Ciência & Educação, v. 14, n. 1, p. 135-146, 2008.
PRADO, Izabela A. de Carvalho do; TEODORO, Guilherme Rodrigues; KHOURI, Sonia. Metodologia do ensino de microbiologia para ensino fundamental e médio. In: Anais do VII encontro Latino Americano de Iniciação Científica e IV encontro Latino Americano de Pós-graduação. Universidade do Vale do Paraíba. 2004, p.127-129.
SILVA, Jocelise Martins da. Bactérias e os aspectos biológicos, ecológicos, médicos e tecnológicos: implicações para aprendizagem. In: Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor. Programa de Desenvolvimento Educacional, Universidade Estadual de Londrina, Paraná, 2013. Disponível em: [link]. Acesso em: 04 set 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: [link]. Acesso em: 05 set 2024.
CAMPOS, Maria Cristina da Cunha; NIGRO, Rogério Gonçalves. Teoria e prática em ciências na escola: o ensino aprendizagem como investigação. II Congresso Nacional de Educação, São Paulo: FTD, 2009.
CÂNDIDO, Alexandre Luna; TUNON, Gabriel Isaías Lee; CARNEIRO, Maria Regina Pires. Microbiologia Geral. 1. ed. São Cristóvão: CESAD/UFS, 2010. v. 1. 192p.
CASSANTI, Ana Claudia; CASSANTI, Ana Clara; ARAÚJO, Eliana Ermel de; URSI, Suzana. Microbiologia democrática: estratégias de ensino-aprendizagem e formação de professores. Enciclopédia Biosfera, v. 4, n. 5, p. 1-27 (on-line), 2008. Tradução. Acesso em: 10 set. 2024.
FILOMENO, Carlos Eduardo da Silva; SILVA, Kailaine Conceição Severino da; CHAGAS, Victoria Cunha das; CEZAR, Luis Felipe de Souza; CARVALHO, Elisângela Gonçalves de. A Microbiologia experimental na Educação Básica: caminhos possíveis para a alfabetização científica. Revista Educação Pública, Rio de Janeiro, v. 22, nº 4, 1º de fevereiro de 2022. Disponível em: [link]. Acesso em: 10 set 2024.
GAVA, Altanir Jaime; SILVA, Carlos Alberto Bento da; FRIAS, Jenifer Ribeiro Gava. Tecnologia de alimentos: princípios e aplicações. São Paulo: Nobel, 2008.
KIMURA, Angela Hitomi; OLIVEIRA, Gilberto Santos de; SCANDORIEIRO, Sara; SOUZA, Patricia Canteri de; SCHURUFF, Paulo Afonso; MEDEIROS, Leonardo Pinto; BODMAR, Giovana Carolina; SARMIENTO, Juan Josue Puño; GAZAL, Luis Eduardo de Souza; SANTOS, Pollyana Myrella Capela dos; KOGA, Vanessa Lumi; CYOIA, Paula Signolfi; NISHIO, Erick Kenji; MOREY, Alexandre Tadachi; TATIBANA, Berenice Tomoko; NAKAZATO, Gerson; KOBAYASHI, Renata Katsuko Takayama. Microbiologia para o Ensino Médio e Técnico: Contribuição da extensão ao Ensino e aplicação da Ciência. Revista Conexão UERP. Ponta Grossa. v.9, n. 2. Jul/dez. 2013.
MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise Textual Discursiva. 3. ed. rev. e ampl. Ijuí: Unijuí, 2016. 264p. E-book.
OLIVEIRA, Pâmela Beatriz Lima de; Morbeck, Lorena Lôbo Brito. Contextualizando o ensino de Microbiologia na Educação Básica e suas contribuições no processo de Ensino-Aprendizagem. Id on Line - Revista Multidisciplinar e de Psicologia, v. 13, p. 450-461, 2019.
PEDRANCINI, Vanessa Daiana; CORAZZA-NUNES, Maria Júlia; GALUCH, Maria Terezinha Bellanda; MOREIRA, Ana Lúcia Olivo Rosas; NUNES, William Mário de Carvalho. Saber científico e conhecimento espontâneo: opiniões de alunos do ensino médio sobre transgênicos. Ciência & Educação, v. 14, n. 1, p. 135-146, 2008.
PRADO, Izabela A. de Carvalho do; TEODORO, Guilherme Rodrigues; KHOURI, Sonia. Metodologia do ensino de microbiologia para ensino fundamental e médio. In: Anais do VII encontro Latino Americano de Iniciação Científica e IV encontro Latino Americano de Pós-graduação. Universidade do Vale do Paraíba. 2004, p.127-129.
SILVA, Jocelise Martins da. Bactérias e os aspectos biológicos, ecológicos, médicos e tecnológicos: implicações para aprendizagem. In: Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor. Programa de Desenvolvimento Educacional, Universidade Estadual de Londrina, Paraná, 2013. Disponível em: [link]. Acesso em: 04 set 2024.
Publicado
11/11/2024
Como Citar
SILVA JUNIOR, Edvargue Amaro da; LOSS, Gabriela Caloi.
Da Formação à Sala de Aula: Microrganismos como Ferramenta de Ensino para Professoras dos Anos Iniciais. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 32. , 2024, Cuiabá/MT.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 1432-1441.
ISSN 2447-8776.
DOI: https://doi.org/10.5753/semiedu.2024.32802.