Desenvolvimento de Modelos Pedagógicos com Impressão 3D para o Ensino das Fases da Lua na Educação Básica

  • Emanuelly Cristini Cavalcante IFMT
  • Akirah Carvalho Genaro IFMT
  • Karine Felinto de Souza Vieira IFMT
  • Marcio do Nascimento Gomes IFMT
  • Adriane Barth IFMT

Resumo


A presente proposta tomou como base trabalhos da literatura que orientaram o desenvolvimento de materiais adaptados para ensinar alunos com deficiência visual. Selecionamos as fases da lua como conteúdo e, para materialização, utilizamos a tecnologia de impressão em 3D. Foram desenvolvidas placas com a representação em relevo, escrita em Braile, letras grandes e contrastes de cores. Ao longo do processo, os modelos foram avaliados e, por fim, validados por pessoas com deficiência visual. Os resultados indicam que as placas desenvolvidas são promissoras para a compreensão dos conceitos que envolvem as fases da lua por alunos do ensino fundamental.

Palavras-chave: Ensino Inclusivo, Tecnologia de impressão em D, Deficiência visual

Referências

COSTA, Dennis Souza da; DANTAS, Rosycléa. A produção de livros didáticos em Braile. Veredas - Revista de Estudos Linguísticos, [S.L.], v. 21, n. , p. 528-544, 13 set. 2017. Universidade Federal de Juiz de Fora. DOI: 10.34019/1982-2243.2017.v21.28021. Disponível em: [link]. Acesso em: 15 mar. 2024.

GIL, Marta. Deficiência visual. Brasília: MEC. Secretaria de Educação a Distância, 2000. Disponível em: [link]. Acesso em 13 setembro 2024.

OLIVEIRA, Cíntia Rochele Alves de. O ensino de ciências na perspectiva da educação inclusiva: uma análise a partir da produção e implementação de um material didático em 3d. 2020. 219 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado em Ensino, Universidade Federal do Pampa, Bagé, 2020. Disponível em: [link]. Acesso em: 19 ago. 2024.

OLIVEIRA, Elrismar Auxiliadora Gomes; DUARTE, Sheiliany da Silva; PAULINO, Otávio. Propostas de atividades no ensino de física para alunos com deficiência visual nos SNEF e ENPEC da d. Actio: Docência em Ciências, [S.L.], v. 7, n. 3, p. 1-22, 10 nov. 2022. Universidade Tecnologica Federal do Parana (UTFPR). DOI: 10.3895/actio.v7n3.15079. Disponível em: [link]. Acesso em: 05 out. 2023.

PRAIS, Jacqueline Lidiane de Souza; ROSA, Vanderley Flor da. Revisão Sistemática sobre Desenho Universal para a Aprendizagem entre 2010 e 2015 no Brasil. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S.L.], v. 18, n. 4, p. 414-423, 22 jan. 2018. Editora e Distribuidora Educacional. DOI: 10.17921/2447-8733.2017v18n4p414-423. Disponível em: [link]. Acesso em: 06 out. 2023.

RODRIGUES, Fábio Matos; CAMARGO, Éder Pires de. Construção de maquetes no contexto da deficiência visual: possibilidade para o ensino de temas de astronomia no ensino fundamental ii. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, Não use números Romanos ou letras, use somente números Arábicos., 2017, São Carlos. Atas do Simpósio Nacional de Ensino de Física. São Carlos: Sbf, 2017. p. 1-8. Disponível em: [link]. Acesso em: 10 maio 2023.

SAMPIERI, Roberto Hernández; COLLADO, Carlos Fernández.; BAPTISTA-LÚCIO, maria del Pilar. Metodología de la Investigación, 4. ed. México: McGRAW - Hill Interamericana de México, 2006.

SENA, Nágylla de Fatima da Silva; FERREIRA, João Elias Vidueira; LUCAS, Maria Luciene de Oliveira; SILVA, Natanael Charles da; PEREIRA, Aldenice de Nazaré Silva. Produção e uso de ferramentas didáticas acessíveis para estudantes com deficiência visual: uma experiência no ensino da fauna aquática amazônica, utilizando um calendário tátil. Benjamimn Constant, [S. L.], v. 28, n. 64, p. 1-22, 12 jul. 2022. Disponível em: [link]. Acesso em: 12 maio 2024.

SILVA, Aires da Conceição; MARQUES, Priscila Alves; BHERING, Erica Costa; FARIAS, Jackson Almeida de; ALVES, Júlia Camões; LORENZ-MARTINS, Silvia. Da terra à lua em relevo: produção de um recurso didático adaptado para alunos com deficiência visual. Cuadernos de Educación y Desarrollo, [S.L.], v. 15, n. 11, p. 14237-14252, 23 nov. 2023. South Florida Publishing LLC. DOI: 10.55905/cuadv15n11-069. Disponível em: [link]. Acesso em: 04 fev. 2024.

SILVA, Mayra Darly da; CARVALHO, Liliane Maria Teixeira Lima de. Livros Didáticos em Braile: uma análise das adaptações de gráficos estatísticos para estudantes cegos. Revista Baiana de Educação Matemática, [S.L.], v. 3, n. 01, p. 1-15, 29 nov. 2022. Revista Baiana de Educacao Matematica. DOI: 10.47207/rbem.v3i01.15593. Disponível em: [link]. Acesso em: 15 abr. 2024.

TRIPP David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, 2005.

VIGOTSKI, Lev Semionovitch. A defectologia e o estudo do desenvolvimento e da educação da criança anormal. Educação e Pesquisa, [S.L.], v. 37, n. 4, p. 863-869, dez. 2011. FapUNIFESP (SciELO). DOI: 10.1590/s1517-97022011000400012. Disponível em: [link]. Acesso em: 01 jul. 2023.
Publicado
11/11/2024
CAVALCANTE, Emanuelly Cristini; GENARO, Akirah Carvalho; VIEIRA, Karine Felinto de Souza; GOMES, Marcio do Nascimento; BARTH, Adriane. Desenvolvimento de Modelos Pedagógicos com Impressão 3D para o Ensino das Fases da Lua na Educação Básica. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 32. , 2024, Cuiabá/MT. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 1442-1450. ISSN 2447-8776. DOI: https://doi.org/10.5753/semiedu.2024.32803.