Materiais Táteis Inclusivos: Planejamento e Desenvolvimento de Plaquetas com Diagramas em Relevo para o Ensino de Óptica Geométrica a Alunos Cegos e com Baixa Visão

  • Akirah Carvalho Genaro IFMT
  • Emanuelly Cristini Cavalcante IFMT
  • Karine Felinto de Souza Vieira IFMT
  • Marcio do Nascimento Gomes IFMT
  • Adriane Barth IFMT

Resumo


O presente estudo desenvolveu e realizou avaliações de plaquetas táteis texturizadas para o ensino de conceitos básicos da óptica geométrica, visando incluir alunos cegos e com baixa visão em aulas de física em uma sala regular. Através de uma explanação expositiva, as ilustrações com relevo e cores contrastantes, além das escritas em Braille e língua portuguesa, foram os principais ajustes indicados por colaboradores cegos e com baixa visão para a melhoria das plaquetas. Os feedbacks desses colaboradores indicaram que os materiais pedagógicos desenvolvidos facilitaram a compreensão dos conceitos ópticos, corroborando estudos presentes na literatura sobre materiais táteis inclusivos.
Palavras-chave: Educação inclusiva, Materiais táteis, Óptica geométrica

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Publicado
11/11/2024
GENARO, Akirah Carvalho; CAVALCANTE, Emanuelly Cristini; VIEIRA, Karine Felinto de Souza; GOMES, Marcio do Nascimento; BARTH, Adriane. Materiais Táteis Inclusivos: Planejamento e Desenvolvimento de Plaquetas com Diagramas em Relevo para o Ensino de Óptica Geométrica a Alunos Cegos e com Baixa Visão. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 32. , 2024, Cuiabá/MT. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 1451-1460. ISSN 2447-8776. DOI: https://doi.org/10.5753/semiedu.2024.32804.