Modelos Pedagógicos em 3D Inclusivos no Ensino de Biologia Celular Destinados a Alunos Videntes e com Deficiência Visual

  • Karine Felinto de Souza Vieira IFMT
  • Eduardo Guilherme Goveia IFMT
  • Akirah Carvalho Genaro IFMT
  • Marcio do Nascimento Gomes IFMT
  • Adriane Barth IFMT

Resumo


O ensino inclusivo de biologia celular é desafiador ao professor da escola de educação básica, tendo em vista que, geralmente, a escola não disponibiliza de material adaptado para atender às especificidades dos alunos. Neste sentido, o objetivo do presente trabalho foi desenvolver modelos pedagógicos de células animal e vegetal que permitem o ensino inclusivo tanto de alunos videntes quanto com deficiência visual. Os modelos foram confeccionados em impressora 3D observando as necessidades de alunos com baixa visão, cegos e videntes, ou seja, são táteis, em cores contrastantes, coloridos e com informações em braile, permitindo o processo de inclusão nas aulas de biologia celular.

Palavras-chave: Ensino de biologia celular, Educação inclusiva, Deficientes visuais

Referências

BRASIL. Lei Nº 13.146, de 6 de Julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Disponível em: [link]. Acesso em: 16 setembro 2024.

GIL, Marta. Deficiência visual. Brasília: MEC. Secretaria de Educação a Distância, 2000. Disponível em: [link]. Acesso em 13 setembro 2024.

MICHELOTTI, Angela, LORETO, Elgion Lucio Silva. Utilização de modelos didáticos tateáveis como metodologia para o ensino de biologia celular em turmas inclusivas com deficientes visuais. Revista Contexto e Educação, Ijuí, v. 34, n. 109, p. 159-169, 2019.

ORLANDO, Tereza Cristina et.al., Planejamento, montagem e Aplicação de modelos didáticos para abordagem de biologia celular e molecular no ensino médio por graduandos de ciências biológicas. Revista Brasileira de Ensino de Bioquímica e Biologia Molecular, Alfenas, n.1, p. 1 – 17, 2009.

SANTOS, Verônica Priscila Assis; SILVA, Katia. S.; NOVAIS, Robson Macedo; MARCONDES, Maria Eunice Ribeiro. Modelos Didáticos Revelados no Discurso de Professores em Formação. In: XIV Encontro Nacional de Ensino de Química, 2008. Curitiba Anais [...] Curitiba: Universidade Federal do Paraná, 2008.

SAMPIERI, Roberto Hernández; COLLADO, Carlos Fernández.; BAPTISTA-LÚCIO, maria del Pilar. Metodología de la Investigación, 4. ed. México: McGRAW - Hill Interamericana de México, 2006.
Publicado
11/11/2024
VIEIRA, Karine Felinto de Souza; GOVEIA, Eduardo Guilherme; GENARO, Akirah Carvalho; GOMES, Marcio do Nascimento; BARTH, Adriane. Modelos Pedagógicos em 3D Inclusivos no Ensino de Biologia Celular Destinados a Alunos Videntes e com Deficiência Visual. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 32. , 2024, Cuiabá/MT. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 1461-1469. ISSN 2447-8776. DOI: https://doi.org/10.5753/semiedu.2024.32805.