Tabela Periódica em 3D Inclusiva Destinada ao Ensino de Química de Alunos Videntes e com Deficiência Visual

  • Tchaylla Cristina Galvão Barroso IFMT
  • Karine Felinto de Souza Vieira IFMT
  • Edimárcio Francisco da Rocha IFMT
  • Marcio do Nascimento Gomes IFMT
  • Adriane Barth IFMT

Resumo


Modelos pedagógicos se mostram importantes aliados ao professor quando se trata do ensino de química. O presente trabalho apresenta o processo de criação e produção de uma tabela periódica inclusiva para alunos videntes e com deficiência visual. O modelo foi impresso em impressora 3D e é composto por peças que, juntas, formam a tabela periódica com todos os seus elementos químicos. Além das informações em números e letras regulares, o modelo contém adaptações que o tornam inclusivo, como cores contrastantes, letras grandes para alunos com baixa visão e informações em braile para alunos cegos.

Palavras-chave: Ensino de ciências, Ensino inclusivo, Deficiência visual

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Publicado
11/11/2024
BARROSO, Tchaylla Cristina Galvão; VIEIRA, Karine Felinto de Souza; ROCHA, Edimárcio Francisco da; GOMES, Marcio do Nascimento; BARTH, Adriane. Tabela Periódica em 3D Inclusiva Destinada ao Ensino de Química de Alunos Videntes e com Deficiência Visual. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 32. , 2024, Cuiabá/MT. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 1470-1478. ISSN 2447-8776. DOI: https://doi.org/10.5753/semiedu.2024.32806.