Políticas Educacionais e Linguísticas em Moçambique: Caminhos para uma Educação Socioconstrutivista e Intercultural

  • Cayndo Lopes Abdul Cadir UFR
  • Antonio Henrique Coutelo de Moraes UFR

Resumo


Este trabalho faz uma reflexão, com base nas abordagens socioconstrutivista e intercultural, sobre as políticas educacionais e linguísticas que introduzem o ensino bilingue no ensino primário em Moçambique, num contexto que a maior parte dos alunos das zonas rurais e suburbanas ingressam na escola desconhecendo a língua portuguesa usada para o ensino. O estudo demostra que o ensino bilingue possibilita que a escola seja cada vez mais aberta ao atendimento da diversidade cultural, porém, propõe uma revisão legal e estrutural das políticas para que esse desiderato seja alcançado de forma mais assertiva.

Palavras-chave: Educação, Socioconstrutivismo, Interculturalidade

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Publicado
11/11/2024
CADIR, Cayndo Lopes Abdul; MORAES, Antonio Henrique Coutelo de. Políticas Educacionais e Linguísticas em Moçambique: Caminhos para uma Educação Socioconstrutivista e Intercultural. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 32. , 2024, Cuiabá/MT. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 1507-1516. ISSN 2447-8776. DOI: https://doi.org/10.5753/semiedu.2024.32810.