O Material Estruturado de Ensino Adotado pela Seduc-MT Influencia na Prática Pedagógica de Professores que Ensinam Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental

  • Valdicleia Pereira Barbosa
  • Gladys Denise Wielewski UFMT

Resumo


A Rede Estadual de ensino de Mato Grosso, a partir de 2022, passou a utilizar em todas as escolas estaduais o Material Estruturado de Ensino em substituição aos livros didáticos aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). A pesquisa desenvolvida no mestrado apresenta como objetivo verificar nas narrativas de professores de Matemática dos Anos Finais do Ensino Fundamental qual a Prática pedagógica perante o currículo prescrito pelo Material Estruturado de Ensino, ademais, é de abordagem qualitativa na perspectiva interpretativa. Para produção de dados foi realizado um curso de extensão, para identificar as narrativas que os professores possuem em relação ao Material Estruturado de Ensino e a Prática pedagógica desenvolvida em sala de aula. No curso de extensão realizamos movimentos dialógicos sendo: Tema 1 – Formação continuada, Tema 2 – BNCC e Material Estruturado de Ensino e Tema 3 – Prática pedagógica e Método de ensino. Os resultados encontrados demonstram que o Material Estruturado de sala de aula influencia e direciona a Prática pedagógica do professor de Matemática dos Anos Finais do Ensino Fundamental, também, destacamos nas narrativas dos participantes da pesquisa duas categorias, sendo: Prática – Tradicional (todos os professores se identificaram) e Prática – Humanista (quatro dos cinco professores se consideraram também mais próximos dessa).

Palavras-chave: Material Estruturado de Ensino, Ensino Fundamental, Prática Pedagógica

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Publicado
11/11/2024
BARBOSA, Valdicleia Pereira; WIELEWSKI, Gladys Denise. O Material Estruturado de Ensino Adotado pela Seduc-MT Influencia na Prática Pedagógica de Professores que Ensinam Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 32. , 2024, Cuiabá/MT. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 1517-1528. ISSN 2447-8776. DOI: https://doi.org/10.5753/semiedu.2024.32811.