A Função Formativa do Coordenador Pedagógico e o Processo de Formação de Professores Centrado na Escola

  • Jaqueline Salanek de Oliveira Nagel UFMT

Resumo


A pesquisa, de cunho qualitativo, apresenta os elementos essenciais para o processo de formação centrado na escola realizado pelo coordenador pedagógico, procedentes da percepção sobre a sua própria função enquanto formador. Os participantes da pesquisa são coordenadores pedagógicos do município de Curitiba/PR. Os dados foram coletados em questionário e teste de associação livre de palavras. A partir dos dados, gerou-se uma análise de similitude, pautada nos pressupostos da Análise de Conteúdo em Bardin (2016). Como resultado, foi constatado que o estudo, o planejamento, a pesquisa e a reflexão são elementos fundamentais para o desenvolvimento da formação centrada na escola.
Palavras-chave: Coordenador Pedagógico, Formação Continuada, Função formativa

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Publicado
11/11/2024
NAGEL, Jaqueline Salanek de Oliveira. A Função Formativa do Coordenador Pedagógico e o Processo de Formação de Professores Centrado na Escola. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 32. , 2024, Cuiabá/MT. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 1559-1568. ISSN 2447-8776. DOI: https://doi.org/10.5753/semiedu.2024.32815.