Iniciação Científica como Direito à Educação de Qualidade: um Estudo sobre uma Escola Estadual no Município de Jauru/MT
Resumo
O presente estudo promove uma reflexão sobre a necessidade da iniciação científica (IC) como uma prática pedagógica na educação básica enquanto direito à educação. Através de uma abordagem qualitativa, valorou-se bibliográficas que tratam das potencialidades e dificuldades visando contrastar com o estudo de caso feito com a aplicação de formulário aberto aos professores de uma Escola Estadual em Jauru/MT. Identificou-se, ao final, a potencialidade e necessidade do IC na educação básica, bem como as dificuldades de formação dos docentes, formação do perfil do aluno e questões estruturais para implementação e execução, indo de encontro à garantia do direito à educação.
Palavras-chave:
Direito à educação, Iniciação Científica, Educação básica
Referências
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Publicado
11/11/2024
Como Citar
SANTOS, Washingto Henrique Silva; PEDROSA, Priscila; CURTY, Gabriel Salazar.
Iniciação Científica como Direito à Educação de Qualidade: um Estudo sobre uma Escola Estadual no Município de Jauru/MT. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 32. , 2024, Cuiabá/MT.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 1569-1578.
ISSN 2447-8776.
DOI: https://doi.org/10.5753/semiedu.2024.32816.