Iniciação Científica como Direito à Educação de Qualidade: um Estudo sobre uma Escola Estadual no Município de Jauru/MT

  • Washingto Henrique Silva Santos UNEMAT
  • Priscila Pedrosa UNEMAT
  • Gabriel Salazar Curty UNIFACC

Resumo


O presente estudo promove uma reflexão sobre a necessidade da iniciação científica (IC) como uma prática pedagógica na educação básica enquanto direito à educação. Através de uma abordagem qualitativa, valorou-se bibliográficas que tratam das potencialidades e dificuldades visando contrastar com o estudo de caso feito com a aplicação de formulário aberto aos professores de uma Escola Estadual em Jauru/MT. Identificou-se, ao final, a potencialidade e necessidade do IC na educação básica, bem como as dificuldades de formação dos docentes, formação do perfil do aluno e questões estruturais para implementação e execução, indo de encontro à garantia do direito à educação.
Palavras-chave: Direito à educação, Iniciação Científica, Educação básica

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Publicado
11/11/2024
SANTOS, Washingto Henrique Silva; PEDROSA, Priscila; CURTY, Gabriel Salazar. Iniciação Científica como Direito à Educação de Qualidade: um Estudo sobre uma Escola Estadual no Município de Jauru/MT. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 32. , 2024, Cuiabá/MT. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 1569-1578. ISSN 2447-8776. DOI: https://doi.org/10.5753/semiedu.2024.32816.