Temas Ambientais Integrada á Abordagem Steam: Ensino da Biodiversidade do Pantanal Mato-Grossense nas Séries Iniciais

  • Juliana Lemes Izepilovski IFMT
  • Eslaine C. S. C. Lima IFMT
  • Dayane Felix de Souza IFMT
  • Marcelo Franco Leão IFMT

Resumo


Esta pesquisa apresenta uma proposta didática que explora a importância da conservação da biodiversidade do Pantanal mato-grossense nas séries iniciais, aliada a abordagem STEAM (integração das áreas da Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática). Propõe neste estudo a metodologia qualitativa, baseada na pesquisa-ação e no Círculo de Cultura de Paulo Freire que valoriza o diálogo e a experiência cotidiana dos participantes. O estudo busca avaliar atividades didáticas que promovam o engajamento e a compreensão dos alunos sobre a preservação ambiental. Ressalta-se a relevância de práticas educativas inovadoras para enfrentar os desafios contemporâneos e preparar os estudantes para o futuro.

Palavras-chave: Metodologias Ativas, Consciência Ecológica, Práticas Educativas

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Publicado
11/11/2024
IZEPILOVSKI, Juliana Lemes; LIMA, Eslaine C. S. C.; SOUZA, Dayane Felix de; LEÃO, Marcelo Franco. Temas Ambientais Integrada á Abordagem Steam: Ensino da Biodiversidade do Pantanal Mato-Grossense nas Séries Iniciais. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 32. , 2024, Cuiabá/MT. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 1610-1620. ISSN 2447-8776. DOI: https://doi.org/10.5753/semiedu.2024.32820.