A Percepção de Acadêmicos acerca do Desenvolvimento de Projetos de Extensão e suas Contribuições na Formação Docente
Resumo
As Tecnologias da Informação e Comunicação estão presentes em todos os ambientes da sociedade. Este é o pano de fundo no qual está assentada a formação docente atual. O objetivo desse estudo foi o de conhecer as percepções de licenciandos em Computação acerca das contribuições do desenvolvimento de projetos de extensão para a formação docente. Mediante a realização de estudo qualitativo, abordagem indutiva explicativa, com pesquisa de campo contatou-se que os projetos de extensão contribuem de maneira significativa para a formação de professores sensíveis, criativos, cooperativos, autônomos capazes de mediação do processo de ensino e de comunidades de formação.
Referências
GATTI, Bernadete A. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educ. Soc., Campinas, v. 31, nº 113, p. 1.355-1.379, out./dez. 2010.
LEMOS, A. (Org). Cidade digital: portais, inclusão e redes no Brasil. Salvador: EDUFBA, 2007.
LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999. LIBÂNEO, José Carlos. Didática 2 ed São Paulo: Cortez, 2013.
PIMENTA, Selma Garrido. Estágio e Docência / Selma Garrido Pimenta, Maria Socorro Lucena Lima; colaboração de Erika Barroso Dauanny e Elisâgela André da Silva Costa, revisão técnica José Cesar Fusari. – 8ª ver. Atual. e ampl. – São Paulo Cortez, 2017.
SCHWARTZ, G. Educar para a Emancipação Digital. In: FUNDAÇÃO VICTOR CIVITA (Org.). Reescrevendo a Educação: Propostas para um Brasil Melhor. São Paulo: Ática-Scipione, 2007.
SILVA, Janssen Felipe. Introdução: Avaliação do Ensino e da Aprendizagem numa Perspectiva Formativa Reguladora. In: ; HOFFMANN, Jussara; ESTEBAM, Maria Teresa (Orgs). Práticas Avaliativas e Aprendizagens Significativas: em diferentes áreas do currículo. Porto Alegre: Mediação, 2003.
SILVEIRA, S. A. Exclusão digital: a miséria na era da informação. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2001. [link]. Acesso fevereiro de 2024.
WERTHEIN, J. A sociedade da informação e seus desafios. Ci. Inf., Brasília, v. 29, n. 2, maio/ago. 2000. p. 71-77. [link]. Acesso janeiro de 2024.