Mapeamento dos Cursos Superiores de Formação Inicial de Professores em Computação na América do Sul

  • Liliane da Silva Coelho Jacon UFMT
  • Irene Cristina de Mello UFMT

Resumo


O objetivo desta pesquisa foi mapear os países da América do Sul que possuem instituições de ensino superior que ofertam curso de formação inicial de professores nas áreas de Computação. É fundamental que os países invistam na formação de professores, dotando-os das competências necessárias para integrar as tecnologias digitais às suas práticas pedagógicas. Os dados produzidos mediante análise documental foram obtidos em sites públicos, e indicam que os países estão empenhados em políticas para formação de professores em Computação, como demonstração do comprometimento em atingir a meta da agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, sobre este quesito.

Palavras-chave: Formação inicial de professores, Licenciatura em Computação, Ensino superior

Referências

ANEP [ADMINISTRACIÓN NACIONAL DE EDUCACIÓN PÚBLICA]. Plan Nacional de Educación 2010-2030. Aportes para su elaboración. Montevideo: ANEP, 2010. Disponível em: [link] acesso en 12 abr.2024

BRACKMANN, Christian. Computacional. Educação em Computação. 2024. Disponível em [link]. Acesso em 15.05.2024

BRASIL. Ministério da Educação MEC. Brasília DF. 2024. Diretrizes curriculares – Cursos de Graduação [link] Acesso em 16.06.2024.

DURAN, Maria Renata; BUENO, Belmira; SCHATCK, Ana Elena. A tecnologia educativa no currículo escolar e na formação docente no Chile. In: Diálogos Latinoamericanos, nro. 23, diciembre.2014. pp.62-78. ISSN: 1600-0110. Disponível em: [link] Acesso em: 08.04.2024.

HERNANI, María de Los Angeles Chávez; GONÇALVES, Suzane da Rocha Vieira. (2018). A formação de professores no Peru e no Brasil: aproximaciones y diferencias. Educación, 27(52), 26-45. DOI: 10.18800/educacion.201801.002

GRANADOS, Héctor Manuel Manzanilla; CAZALES , Zaira Navarrete; HERNÁNDEZ, Paola Andrea López. Políticas educacionais para inovação, inclusão e TIC em Bolívia, Paraguai e Uruguai. Rev. Centro de Estudos Educação e Sociedade – Cedes. Educ. Soc., Campinas, v. 44, e261474, 2023 In: DOI: 10.1590/ES.261474 Acesso em 22.04.2024.

Instituto Internacional de Planejamento Educacional da UNESCO [IIEP UNESCO] e CLADE. (2021). Desigualdades educacionais na América Latina: tendências, políticas e desafios. [link]

QUIROZ, Juan Silva; ARREDONDO, Paloma Miranda. Presença do ensino de competência digital em programas de formação inicial em universidades públicas chilenas in: Rev. de estudos e experiências em educação v.19 n.41 Concepción dez. 2020 Disponível em DOI: 10.21703/rexe.20201941silva9 Universidade de Santiago do Chile, Faculdade de Ciências Humanas, Santiago, Chile. 2020
Publicado
11/11/2024
JACON, Liliane da Silva Coelho; MELLO, Irene Cristina de. Mapeamento dos Cursos Superiores de Formação Inicial de Professores em Computação na América do Sul. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 32. , 2024, Cuiabá/MT. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 1661-1667. ISSN 2447-8776. DOI: https://doi.org/10.5753/semiedu.2024.32825.