História e fotografia escolar: caminhos e possibilidades de análises para as fotografias do CEF 801 do Recanto das Emas

  • Alexsander Batista UnB

Resumo


O texto aborda o uso de fotografias na investigação histórica, utilizando três imagens que mostram o estabelecimento do sistema público de educação e a cultura escolar no CEF 801 do Recanto das Emas-DF, entre os anos 1990 e 2000. Reflete-se sobre as condições de implementação do sistema educacional no local e sua relação com a cultura escolar desenvolvida na região. Inicialmente, discute o status das fotografias como fontes históricas, buscando critérios teóricos e metodológicos para sua aplicação na investigação historiográfica. O estudo identifica categorias, temas e métodos que demonstram como as imagens podem contribuir para a compreensão do referido contexto.
Palavras-chave: História, Fotografia, História da Educação, Distrito Federal, Arquitetura escolar

Referências

BÈU, Edson. Os filhos dos candangos: Brasília sob o olhar da periferia. Brasília: UnB, 2013.

BURKE, Peter. A História Cultural das Imagens. In: Testemunha Ocular: história e imagem. Peter Burke. Bauru, SP: EDUSC, 2004.

CENTRO DE ENSINO FUNDAMENTAL 801 DO RECANTO DAS EMAS. Projeto Político Pedagógico CEF 801: Compromisso, Qualidade e Aprendizagens Significativas. Brasília: Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, 2022.

CODEPLAN. Pesquisa Distrital de Amostra por Domicílio— PDAD. Brasília: Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão do Distrito Federal, 2015.

CODEPLAN. Atlas do Distrito Federal 2017. Brasília: Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão do Distrito Federal, 2017.

DE LUCA, Tânia Regina. Fontes Impressas: História dos, nos e por meio dos periódicos. In: PINSKY, Carla Bassanezi (Org.). Fontes históricas. São Paulo, Contexto, 2008, p. 111-153.

GINZBURG, Carlo. “Seu país precisa de você”: um estudo de caso em iconografia política. In: Medos, reverências, terror: Quatro ensaios de iconografia política. 1ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2014.

KUHLMANN JR, M.; LEONARDI, P. História da educação no quadro das relações sociais. História da Educação, Santa Maria, v. 21, n. 51, p. 207-227, abr. 2017. DOI: 10.1590/2236-3459/66163.

MAUAD, Ana Maria; LOPES, Marcos F. de B.. História e Fotografia. In: Novos Domínios da História. Ciro Flamarion Cardoso, Ronaldo Vainfas (orgs). Rio de Janeiro: Elsevier, 2012. DOI: 10.1590/2236-3459/66163
Publicado
11/11/2024
BATISTA, Alexsander. História e fotografia escolar: caminhos e possibilidades de análises para as fotografias do CEF 801 do Recanto das Emas. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 32. , 2024, Cuiabá/MT. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 1699-1708. ISSN 2447-8776. DOI: https://doi.org/10.5753/semiedu.2024.32829.