O Manual Princípios Básicos de Prática de Ensino do PABAEE como Fonte Histórica na História da Educação

  • Luzineide de Oliveira Campos UnB

Resumo


Este artigo analisa o primeiro capítulo do livro Princípios Básicos de Prática de Ensino, publicado em 1965 no Brasil por intermédio do Programa de Assistência Brasileiro-Americana ao Ensino Elementar (PABAEE). O estudo explora esse capítulo inicial, fornecendo também um breve panorama histórico do Brasil nas décadas de 1950 e 1960, e discute os princípios que orientaram a formação de professores. São destacados assuntos como a educação para a democracia, o ensino reflexivo e a necessidade de uma base filosófica sólida para a prática docente. A análise enfatiza a relevância das fontes históricas para a compreensão da história da educação.

Palavras-chave: História da educação, PABAEE, Formação docente

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Publicado
11/11/2024
CAMPOS, Luzineide de Oliveira. O Manual Princípios Básicos de Prática de Ensino do PABAEE como Fonte Histórica na História da Educação. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 32. , 2024, Cuiabá/MT. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 1709-1718. ISSN 2447-8776. DOI: https://doi.org/10.5753/semiedu.2024.32830.