As Publicações do SemiEdu Realizado pela UFMT nos Últimos 10 Anos (2013-2023) Referente ao GT de Movimentos Sociais e Educação: um Estado da Questão
Resumo
O estudo revisa as publicações do GT de Movimentos Sociais e Educação no Seminário de Educação (SemiEdu) da UFMT entre 2013 à 2023. A pesquisa qualitativa de levantamento bibliográfico como um estado da questão identificou as temáticas publicadas nos anais do evento e identificou abordagem de temas como a educação não escolarizada e seu papel na produção de saberes e resistências, enfatizando a importância dos movimentos sociais como agentes de transformação social e educativa. Destacamos a valorização da diversidade cultural e ambiental, os direitos humanos, e o papel da pedagogia Freireana como base teórica para repensar as práticas educativas.
Referências
REZENDE, M. A. PASSOS, L. A.; TORRES, A. Educação em Movimentos Sociais populares na Universidade Federal de Mato Grosso: Três décadas de pesquisa. In: SÁ, E. F, ANDRADE, D. B. da S. F.; RIBEIRO, M. D. (Orgs.). Memória, pesquisa e impacto social: O percurso formativo do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMT. 1ª edição, Cuiabá-MT: Carlini & Caniato Editorial, 2021.
GOHN, M. da G. Movimentos sociais na contemporaneidade. In: Revista Brasileira de Educação v. 16 n. 47 maio-ago. 2011.
GOHN, M. da G. O protagonismo da sociedade civil: movimentos sociais, ONGs e redes solidárias. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2008.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 36 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
MINAYO, M. C. de S. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2012.
OLIVEIRA, M. M. Como fazer pesquisa qualitativa. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2008.
NÓBREGA-THERRIEN, Silvia M. THERRIEN, Jacques. Trabalhos científicos e o estado da questão. Estudos em Avaliação Educacional, v. 15, n. 30, jul.-dez./ 2004.