As Publicações do SemiEdu Realizado pela UFMT nos Últimos 10 Anos (2013-2023) Referente ao GT de Movimentos Sociais e Educação: um Estado da Questão

  • Bruna Cristina Prolo UFMT
  • Soraide Isabel Ferreira UFMT
  • Maria Aparecida Hungria de A. Oliveira Docente da rede municipal-Cuiabá-MT
  • Mariana Hanae Nascimento Hayashi UFMT
  • Luiz Augusto Passos UFMT

Resumo


O estudo revisa as publicações do GT de Movimentos Sociais e Educação no Seminário de Educação (SemiEdu) da UFMT entre 2013 à 2023. A pesquisa qualitativa de levantamento bibliográfico como um estado da questão identificou as temáticas publicadas nos anais do evento e identificou abordagem de temas como a educação não escolarizada e seu papel na produção de saberes e resistências, enfatizando a importância dos movimentos sociais como agentes de transformação social e educativa. Destacamos a valorização da diversidade cultural e ambiental, os direitos humanos, e o papel da pedagogia Freireana como base teórica para repensar as práticas educativas.

Palavras-chave: Movimentos Sociais, Educação, Levantamento Bibliográfico

Referências

PASSOS, L., et all. O Grupo de Pesquisa Movimentos Sociais e Educação e os Caminhos de uma Metodologia Utilizada em Suas Pesquisas Junto às Lutas Populares Emancipatórias. In Anais Estendidos do XXIX Seminário de Educação, (pp. 865-868). Porto Alegre: SBC, 2021.

REZENDE, M. A. PASSOS, L. A.; TORRES, A. Educação em Movimentos Sociais populares na Universidade Federal de Mato Grosso: Três décadas de pesquisa. In: SÁ, E. F, ANDRADE, D. B. da S. F.; RIBEIRO, M. D. (Orgs.). Memória, pesquisa e impacto social: O percurso formativo do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMT. 1ª edição, Cuiabá-MT: Carlini & Caniato Editorial, 2021.

GOHN, M. da G. Movimentos sociais na contemporaneidade. In: Revista Brasileira de Educação v. 16 n. 47 maio-ago. 2011.

GOHN, M. da G. O protagonismo da sociedade civil: movimentos sociais, ONGs e redes solidárias. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2008.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 36 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

MINAYO, M. C. de S. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2012.

OLIVEIRA, M. M. Como fazer pesquisa qualitativa. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2008.

NÓBREGA-THERRIEN, Silvia M. THERRIEN, Jacques. Trabalhos científicos e o estado da questão. Estudos em Avaliação Educacional, v. 15, n. 30, jul.-dez./ 2004.
Publicado
11/11/2024
PROLO, Bruna Cristina; FERREIRA, Soraide Isabel; OLIVEIRA, Maria Aparecida Hungria de A.; HAYASHI, Mariana Hanae Nascimento; PASSOS, Luiz Augusto. As Publicações do SemiEdu Realizado pela UFMT nos Últimos 10 Anos (2013-2023) Referente ao GT de Movimentos Sociais e Educação: um Estado da Questão. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 32. , 2024, Cuiabá/MT. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 1729-1739. ISSN 2447-8776. DOI: https://doi.org/10.5753/semiedu.2024.32832.