Ações Afirmativas: Egressos por meio do Programa de Interação e Inclusão Étnico-Racial na Universidade do Estado de Mato Grosso, Câmpus Universitário de Tangará da Serra

  • Cátia Regina Porta UNEMAT / UFC
  • Carolina Tito Camarço UNEMAT

Resumo


O objetivo desse trabalho é identificar a taxa de conclusão dos ingressantes pelo Programa de Interação e Inclusão Étnico-Racial na UNEMAT - Campus Universitário “Eugênio Carlos Stieler” de Tangará da Serra no período de 2005 à 2015, usando como indicador o número de egressos que optaram pelo referido programa nos cursos de graduação ofertados nesse período. A metodologia de pesquisa utilizada é de natureza quali-quantitativa, caracterizada por uma abordagem avaliativa. Conclui-se que, embora o PIIER tenha sido eficaz em promover o acesso de estudantes cotistas ao ensino superior, os desafios para a permanência e conclusão dos cursos ainda são significativos.

Palavras-chave: Ação afirmativa, Ensino Superior, Egresso

Referências

BELLO, E. Políticas de ações afirmativas no Brasil: uma análise acerca da viabilidade de um sistema de quotas sociais para ingresso nas universidades. Direito, Estado e Sociedade, Rio de Janeiro, v. 9, n. 26, p. 32-53, jan./jun. 2014.

FERES JUNIOR, João; DAFLON, Verônica Toste. Políticas da Igualdade Racial no Ensino Superior. Cadernos do Desenvolvimento Fluminense, Rio de Janeiro, n.5, p. 31-44, jul. 2014.

GOMES, J. Ação afirmativa e princípio constitucional da igualdade: o direito como instrumento de transformação social; a experiência dos EUA. Rio de Janeiro; São Paulo: Renovar, 2001.

HERINGER, Rosana e PAULA, Marilene de (orgs.). Caminhos convergentes: Estado e a Sociedade na superação das desigualdades raciais no Brasil, Rio de Janeiro: Fundação Heinrich Boll/ActionAid, 2009.

LOPES, Maria Auxiliadora; BRAGA, Maria Lúcia de Santana (Org.). Acesso e permanência da população negra no Ensino Superior. Brasília: MEC/UNESCO, 2007.

MOREIRA, Claudia Regina Baukat Silveira. O ProUni e os muros da educação superior. Curitiba: Appris, 2018.

PASSOS, J. C. Relações raciais, cultura acadêmica e tensionamentos após ações afirmativas. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 31, n. 2, p. 155-182, abr./jun. 2015. Disponível em: [link] » [link].

PLATT, A. M. The rise and fall of affirmative action. Notre Dame Journal of Law, Ethics & Public Policy, Notre Dame, v. 11, n. 1/4, p. 67-78, 1997. Disponível em : [link]. » [link].

SANTOS, S. Q. S.; MACHADO, V. L. C. Políticas públicas educacionais: antigas reivindicações, conquistas (Lei nº 10.639) e novos desafios. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 16, n. 58, p. 95-112, jan./mar. 2008.

TEIXEIRA, Laudiceia Fagundes; VIEIRA, Paulo Alberto dos Santos. Programa de Integração e Inclusão Étnico-racial e cotas para negros na Universidade do estado de Mato Grosso: uma breve análise sobre a primeira década (2005-2015). NORUS – Novos Rumos Sociológicos, v. 4, n. 5 jan-jul 2016. Disponível em [link] Acessado em 30 de agosto de 2024.
Publicado
11/11/2024
PORTA, Cátia Regina; CAMARÇO, Carolina Tito. Ações Afirmativas: Egressos por meio do Programa de Interação e Inclusão Étnico-Racial na Universidade do Estado de Mato Grosso, Câmpus Universitário de Tangará da Serra. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 32. , 2024, Cuiabá/MT. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 1770-1779. ISSN 2447-8776. DOI: https://doi.org/10.5753/semiedu.2024.32836.