Amefricanidades na Construção do Pretoguês Acadêmico: uma Análise das Trajetórias de Docentes Negras e Negros em Universidades Públicas Brasileiras

  • Amanda da Silva Moreira UEM
  • Josiane Silva de Oliveira UEM

Resumo


Objetivamos nesta pesquisa discutir como a raça influencia na trajetória acadêmica de docentes negras e negros em universidades públicas brasileiras. A base teórica é fundamentada no feminismo negro brasileiro. A pesquisa qualitativa foi realizada com sete docentes negras e negros que atuam em universidades públicas no país e as análises dos materiais produzidos foram sistematizadas a partir da técnica interpretativa. Os resultados da pesquisa indicam que as principais linguagens aprendidas pelas e pelos participantes da pesquisa em suas trajetórias acadêmicas foram a do racismo, da resistência racial e do poder adquirido através do domínio da linguagem cultural do campo científico.
Palavras-chave: Docentes negras e negros, Trajetória acadêmica, Universidades públicas brasileiras

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Publicado
11/11/2024
MOREIRA, Amanda da Silva; OLIVEIRA, Josiane Silva de. Amefricanidades na Construção do Pretoguês Acadêmico: uma Análise das Trajetórias de Docentes Negras e Negros em Universidades Públicas Brasileiras. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 32. , 2024, Cuiabá/MT. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 1780-1789. ISSN 2447-8776. DOI: https://doi.org/10.5753/semiedu.2024.32837.