Dificuldades de Aprendizagem em Matemática nos Anos Iniciais: Encaminhamentos da/na Rede Municipal de Ensino de Cuiabá

  • Lídia Antonia de Siqueira San Martín de Souza UFMT
  • Sueli Fanizzi UFMT

Resumo


A pesquisa se insere na abordagem qualitativa, com estudo exploratório e de campo. Tem-se por objetivo geral investigar os encaminhamentos da Rede Municipal de Ensino de Cuiabá frente às dificuldades de aprendizagem em Matemática dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental, entre o período de 1999 e 2024, bem como o entendimento de professores e gestores escolares acerca do que sejam tais dificuldades e de como enfrentá-las no dia a dia da sala de aula. A pesquisa fundamenta-se teoricamente em estudos que tratam dos seguintes temas: ensino-aprendizagem da Matemática e dificuldades de aprendizagem.

Palavras-chave: Dificuldades de aprendizagem, Ensino de Matemática, Anos iniciais

Referências

BOALER, Jo. Mentalidades matemáticas: estimulando o potencial dos estudantes por meio da matemática criativa, das mensagens inspiradoras e do ensino inovador. Trad. Daniel Bueno. Porto Alegre: Penso, 2018.

CHACÓN, Inés Maria Gómez. Matemática Emocional: Os afetos na aprendizagem Matemática. Trad. Daisy Vaz Moraes. Porto Alegre: Artmed, 2003.

CUIABÁ, Secretaria Municipal de Educação. Escola Sarã: Um contexto Político-Pedagógico para as Escolas Municipais de Cuiabá, 1999. Escola Sarã: Cuiabá nos Ciclos de Formação: na política educacional do presente, a garantia do futuro, 2000.

_____________________________________.Escola Cuiabana: Cultura, Tempos de Vida, Direitos de Aprendizagem e Inclusão. 2ª edição, Cuiabá MT, 2020.

_____________________________________.Relatórios da COC, Cuiabá MT, 2023. Disponível em: [link] Acesso em: 28 jun. 2024.

CUNHA, Deise Rôos. A matemática na formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental: relações entre a formação inicial e a prática pedagógica. 2010. 107f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010. Disponível em: [link]. Acesso em: 25 ago. 2024.

FONSECA, Lilian Leandro da. Diagnósticos e encaminhamentos dados por professores a alunos em situação de dificuldades de aprendizagem em Matemática. 2014. 168f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2014. Disponível em: [link] Acesso em: 21 set. 2024.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso. Pesquisa em Educação: Abordagens qualitativas. 2. ed. Rio de Janeiro: E. P. U., 2018. Disponível em: [link] Acesso em: 20 set. 2024.

MUNIZ, Cristiano Alberto Muniz; VIEIRA, Edite Resende; JELINEK, Karin Ritter; FANIZZI, Sueli. Processos autorais no 4º e 5º ano: criatividade e diversidade na aprendizagem matemática. Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), Brasília, v. 28, n. 79, p. 01-13, abr./jun. 2023. Disponível em: [link] Acesso em: 20 set. 2024.

SANTOS, Silvano Messias dos; ALMEIDA, Inês Maria Marques Zanfolin Pires de. Medo de Matemática e Trauma na Relação com o Aprender: uma leitura psicanalítica. Bolema, Rio Claro (SP), v. 36, n. 74, dez. 2022. Disponível em: [link]. Acesso em: 19 set. 2024.

SERRAZINA, Maria de Lurdes Marques. A formação para o ensino da Matemática: perspectivas futuras. In: SERRAZINA, Maria de Lurdes Marques (Org.). A formação para o ensino da Matemática na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico. Lisboa: Porto, 2002. p. 9-19. Disponível em: [link]. Acesso em: 06 set. 2024.

TANUS, Vera Lúcia Fernandes Aragão; DARSIE, Marta Maria Pontin. Concepções e práticas no tratamento dado ao erro no processo de ensino-aprendizagem da matemática. In: DARSIE, Marta Maria Pontin et al. (Org.). A avaliação no trabalho docente: concepções e práticas em Educação Matemática. Cuiabá: EdUFMT/FAPEMAT, 2010. p. 69-89.
Publicado
11/11/2024
SOUZA, Lídia Antonia de Siqueira San Martín de; FANIZZI, Sueli. Dificuldades de Aprendizagem em Matemática nos Anos Iniciais: Encaminhamentos da/na Rede Municipal de Ensino de Cuiabá. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 32. , 2024, Cuiabá/MT. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 1855-1864. ISSN 2447-8776. DOI: https://doi.org/10.5753/semiedu.2024.32845.