Formação do Corpo-Território: o Papel Educacional das Danças Afro-Brasileiras na Escola Quilombola Sagrada Família
Resumo
As danças afro-brasileiras são fundamentais para a identidade cultural das comunidades quilombolas, mas a influência da mídia tem contribuído para o adormecimento dessas tradições. Um estudo na Comunidade Quilombola São Judas Tadeu (Bujaru/PA, 2013-2014) revelou que muitas danças foram esquecidas, com a mídia como principal responsável. Apesar disso, os membros da comunidade expressaram interesse em reativar essas práticas. A Escola Quilombola Sagrada Família busca promover, nas aulas de Educação Física, práticas que valorizem essas manifestações culturais. O estudo utilizará pesquisa-ação participante para compreender como professores e alunos desenvolvem atividades que fortalecem as identidades locais.
Referências
BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 8, de 20 de novembro de 2012. Disponível em: [link]. Acesso em 20 de setembro de 2023.
PINHO, Vilma Aparecida de. Jovens negros em conflito com a lei: escola e trajetórias. Universidade Federal do Pará – Altamira. Revista Educação em Questão, Natal, v. 41, n. 27, p. 107-138, jul./dez. 2011
SEYFERHT, G. A invenção da raça e o poder discricionário dos estereótipos. Anuário antropológico do Museu nacional. Rio de Janeiro: Tempo brasileiro 1995.
SOUZA, João Francisco de. Pesquisa-ação participante: realidades e desafios. Disponívelem: [link]. Acesso em: 23. junho.2023.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências. 5. ed. - São Paulo: Cortez, 2008, p. 80 – 92.
MIRANDA, Eduardo Oliveira. Corpo-território & educação decolonial: proposições afro-brasileiras na invenção da docência. Salvador: EDUFBA, 2020.
GOHN, Maria da Glória. Abordagens teóricas no estudo dos movimentos sociais na América Latina. Dossiê Cadernos CRH, Salvador, v. 21, n. 54, Set/Dez, 2008.
BALDISSERA, Adelina. Pesquisa-ação: uma metodologia do “conhecer” e do “agir” coletivo. Sociedade em Debate, Pelotas, 7(2):5-25, Agosto/2001. Disponível [link] Acesso em 23 de outubro de 2023.
PINTO, João Bosco Guedes. Pesquisa-Ação: Detalhamento de sua sequência metodológica. Recife, 1989, Mimeo.
HALL, Stuart. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. In: Educação & Realidade. jul/dez. 1997
KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. Disponível em [link]. Companhia das Letras. 2019. Acesso em 27 de novembro de 2023.
CAPRA, Fritjof. A Teia da Vida: Uma Nova Compreensão Científica Dos Sistemas Vivos. Editora Cultrix. Publicação 27 abril 2012. Disponível em: [link]. Acesso em 2 de janeiro de 2024.
NOGUEIRA, Oracy. PRECONCEITO RACIAL DE MARCA E PRECONCEITO RACIAL DE ORIGEM: Sugestão de um quadro de referência para a interpretação do material sobre relações raciais no Brasil. Tempo Social, revista de sociologia da USP, v. 19, n. 1, p. 1-22. nov. 2016.