Ensino Híbrido: Plano de Retorno Concepção e o Papel do Professor

  • Marinalva de Barros Neves Araújo UNIC
  • Cilene Maria Lima Antunes Maciel UNIC
  • Jeisa Fernandes Marcondes
  • Alessandra Dallagnol

Resumo


O estudo, em foco no presente artigo, faz parte de uma pesquisa em andamento e tem como propósito conhecer e compreender um projeto de ensino híbrido, sua concepção e o papel do professor. É importante, portanto, que nos atentemos sobre os malefícios que a pandemia trouxe ao segmento educacional, mas mantermos o foco também nos benefícios que vieram junto com as novas demandas. Neste sentido colocamos em discussão o plano de retorno das escolas e os aspectos básicos que vem norteando a prática do professor, bem como sua formação profissional para execução. Está sendo utilizada abordagem qualitativa, pesquisa exploratória com procedimentos metodológicos do estudo de caso. Para o trabalho de campo utilizaremos como técnica a observação e entrevista com o objetivo de construir dados que evidenciem a relevância da formação continuada como subsídio e possibilidade de mudanças na prática pedagógica. Espera-se como resultado, participação e diálogo acerca do trabalho em equipe que será reconhecido como importante benefício para articulação e efetivação do projeto bem como os estudos e pesquisas que colocam o estudante no centro do processo, para que ele assuma o protagonismo de sua aprendizagem. Sendo assim, o Ensino híbrido pode ser compreendido como um programa educacional formal.
Palavras-chave: Formação de professores, Plano de retorno, Ensino Aprendizagem

Referências

BACICH, Lilian et al. Ensino Híbrido: Personalização e Tecnologia na Educação. Porto Alegre: Penso, 2015.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. 1 ed. São Paulo: Editora 70, 2016.

GIL, C. A. Como elaborar projeto de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Editora Atlas, 2002.

GLASSER, W. A escolha para a educação. A Pirâmide da aprendizagem, 2010. Disponível em: https://www.oexplorador.com.br/william-glasser/ Acesso em 30 set..2021

LÜDKE, M; ANDRÉ, MARLI E.D.A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. E. P.U. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária LTDA. 1996.

PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro (Orgs). Professor Reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 7 ed. São Paulo: Cortez, 2012.

SCHÖN, D. A. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, António (Coord.). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.

NÓVOA, A. Profissão Professor. Portugal: Editora Porto, 1991.

NÓVOA, Antônio. Formação de professores e trabalho pedagógico. Educa: Lisboa, 2002.
Publicado
08/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
ARAÚJO, Marinalva de Barros Neves; MACIEL, Cilene Maria Lima Antunes; MARCONDES, Jeisa Fernandes; DALLAGNOL, Alessandra. Ensino Híbrido: Plano de Retorno Concepção e o Papel do Professor. In: PÔSTERES - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 228-233.