Ensino Híbrido: Plano de Retorno Concepção e o Papel do Professor

  • Marinalva de Barros Neves Araújo UNIC
  • Cilene Maria Lima Antunes Maciel UNIC
  • Jeisa Fernandes Marcondes
  • Alessandra Dallagnol

Resumo


O estudo, em foco no presente artigo, faz parte de uma pesquisa em andamento e tem como propósito conhecer e compreender um projeto de ensino híbrido, sua concepção e o papel do professor. É importante, portanto, que nos atentemos sobre os malefícios que a pandemia trouxe ao segmento educacional, mas mantermos o foco também nos benefícios que vieram junto com as novas demandas. Neste sentido colocamos em discussão o plano de retorno das escolas e os aspectos básicos que vem norteando a prática do professor, bem como sua formação profissional para execução. Está sendo utilizada abordagem qualitativa, pesquisa exploratória com procedimentos metodológicos do estudo de caso. Para o trabalho de campo utilizaremos como técnica a observação e entrevista com o objetivo de construir dados que evidenciem a relevância da formação continuada como subsídio e possibilidade de mudanças na prática pedagógica. Espera-se como resultado, participação e diálogo acerca do trabalho em equipe que será reconhecido como importante benefício para articulação e efetivação do projeto bem como os estudos e pesquisas que colocam o estudante no centro do processo, para que ele assuma o protagonismo de sua aprendizagem. Sendo assim, o Ensino híbrido pode ser compreendido como um programa educacional formal.
Palavras-chave: Formação de professores, Plano de retorno, Ensino Aprendizagem

Referências

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Publicado
08/11/2021
ARAÚJO, Marinalva de Barros Neves; MACIEL, Cilene Maria Lima Antunes; MARCONDES, Jeisa Fernandes; DALLAGNOL, Alessandra. Ensino Híbrido: Plano de Retorno Concepção e o Papel do Professor. In: PÔSTERES - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 228-233.