Desenvolvimento de Atividades Avaliativas dentro do Programa de Residência Pedagógica em Química para o Ensino Remoto
Resumo
O presente relato discorre sobre o processo avaliativo realizado durante a regência do minicurso: Plantas medicinais – aprendendo química a partir das substâncias presentes na composição química da espécie. O minicurso foi realizado como forma de cumprir a carga horária de regência prevista no módulo 1 do Programa Residência Pedagógica em Química da Universidade Federal de Mato Grosso, conforme previsto no Edital CAPES 1/2020. O minicurso foi apresentado aos alunos do terceiro ano do ensino médio integrado do Instituto Federal de Mato Grosso com o objetivo de relacionar o conteúdo de química orgânica com o dia a dia através do estudo das Plantas Medicinais. A metodologia da avaliação formativa foi contínua com a intenção de minimizar os processos de dificuldade de aprendizagem. Como resultado, pode-se perceber a eficácia do processo nas diversas atividades realizadas.
Referências
BRASIL. Programa de Residência Pedagógica. Edital nº 1 de 2020. Brasília: CAPES, 2020. Disponível em: [link]. Acesso em: 16 abr. 2021.
FERNANDES. D. (2005). Avaliação das Aprendizagens: Desafios às Teorias, Práticas e Políticas. Lisboa: Texto Editora. LEITURA, Elen. A avaliação do aluno, Brasil Escola. Disponível em: [link]. Acesso em 03 de abril de 2021.
RODRIGUES, Renato. Como avaliar o aprendizado dos alunos dentro de sala de aula? Aprenda Fácil Editora, 2020. Disponível em: [link]. Acesso em: 03 abril de 2021.
RODRIGUES, Eldlene do Socorro Teixeira. Aprendizagem Através da Avaliação Formativa. 2008. Disponível em [link]. Acesso em: 21 set. 2008.