O Ensino de Matemática Pautada na Metodologia Ativa de Projeto: Construir Significados no Ensino-Aprendizagem

  • Ana Paula Mendes de Oliveira Braga UFMT
  • Eliana Ferreira dos Santos Escola Padre José de Anchieta
  • Cristiane Otilia Colossi Bernhardt Escola Padre José de Anchieta

Resumo


O presente trabalho tem por objetivo relatar a experiência vivenciada pelas alunas do 5º ano fundamental I da Escola Padre José de Anchieta – Araputanga-MT, na disciplina de matemática a partir do questionamento sobre a quantidade de sacolas plásticas que entram em nossas casas e como isso impacta no meio ambiente. Partindo do questionamento, onde o aluno é o principal protagonista na construção do saber. Então foi realizada uma pesquisa de campo com base no questionamento, com o intuito de observar, bem como quantificar as sacolas plásticas que entram em nossas casas, a observação foi realizada durante 20 dias entre os meses de agosto e setembro de 2021. O resultado proporcionou um ensino-aprendizagem das alunas de modo que a matemática deixa de ser apenas uma disciplina e sim uma influenciadora e colaboradora do dia a dia em nossas vidas, passando a ter significado.

Palavras-chave: Metodologia ativa, Matemática, Ensino-aprendizagem

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6022: Informação e documentação: artigo em publicação periódica científica impressa: apresentação. Rio de Janeiro, 2003.

DUCROT, Oswald. O dizer e o dito. Trad. revisada por Eduardo Guimarães. Campinas, SP: Pontes, 1987.

FREIRE P. Educação como prática da liberdade. São Paulo: Paz e Terra, 2009

MATOS, José Manuel & SERRAZINA, Maria de Lurdes: Por que Ensinar Matemática. In: Didáctica da Matemática. Lisboa: Universidade Aberta, p. 15-28, 1996.

YANNOULAS, Silvia Cristina; ASSIS, Samuel Gabriel; FERREIRA, Kaline Monteiro. Educação e pobreza: limiares de um campo em (re)definição. Revista Brasileira de Educação, Campinas, v. 17, n. 50, p. 329-351, maio/ago. 2012.
Publicado
08/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
BRAGA, Ana Paula Mendes de Oliveira; SANTOS, Eliana Ferreira dos; BERNHARDT, Cristiane Otilia Colossi. O Ensino de Matemática Pautada na Metodologia Ativa de Projeto: Construir Significados no Ensino-Aprendizagem. In: RELATOS DE EXPERIÊNCIA - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 620-624.