Unegro Pantanal Rondonópolis - Resistência em Tempos de Crise

  • Claudia Aparecida do Nascimento e Silva UCDB
  • Luzia Aparecida do Nascimento Silva UNEGRO

Resumo


Este relato apresenta as experiências da UNEGRO Pantanal Rondonópolis, entidade civil suprapartidária, plurirreligiosa de maioria afrodescendente que luta por direitos (negados) a esta população, no sentido de destituir toda e qualquer forma de opressão com base na pertença étnico-racial. O objetivo deste trabalho é apresentar as principais atividades desenvolvidas pela instituição, e as contribuições dessas ações nos processos de democratização da sociedade, no que tange ao combate à discriminação racial. Dentre as principais atividades destaca-se: o Seminário de Formação, o Desfile da Beleza Negra, a Batucada e a Oficina de Turbantes, estas atividades geralmente acontecem uma vez no ano. Para este relato utilizou-se como fundamentação teórica autores diásporas, tais como Homi Bhabha (1998), Stuart Hall (2013) e Frants Fanom (2015). Por fim, registra a importância da instituição para o desenvolvimento e a aprendizagem dos que participam das atividades. Essas aprendizagens podem ser traduzidas em autonomia no combate à discriminação racial; na competência para a participação política e no senso de valorização das pessoas negras, e de suas manifestações culturais.

Palavras-chave: Movimentos Sociais, Formação, Autonomia

Referências

AFONSO, Nathália. Dia da consciência negra: números expõem desigualdade racial no brasil. In: Folha de São Paulo. 20/11/2019. disponivel em: [link] acesso: 08/10/2021.

BHABHA, Homi. Locais de cultura. In: BHABHA, Homi K.O local da cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998.p. 19-42

FANON, Frantz. Pele Negra, Máscara Brancas. Rio de Janeiro. Editora Fator, 2015.

HALL, Stuart. Da Diáspora: Identidades e mediações culturais. Org. Liv Sovik. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2013

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATISTICA – IBGE. Estudos e Pesquisas. Informação Demográfica e Socioeconômica. n.41. Disponível em: [link] Acesso: 08/10/2021.

VICENTE, José. Racismo sistêmico é trabalho para a educação. In: Revista Veja. 02/06/2021. Disponível em: [link]. Acesso: 08/10/2021.
Publicado
08/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
NASCIMENTO E SILVA, Claudia Aparecida do; SILVA, Luzia Aparecida do Nascimento. Unegro Pantanal Rondonópolis - Resistência em Tempos de Crise. In: RELATOS DE EXPERIÊNCIA - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 856-860.