LabVad: Uma Proposta de Consórcio Nacional para Laboratórios Didáticos a Distância de Ciências e Robótica

  • Fábio Sampaio UFRJ
  • Leonardo de Miranda UFRJ
  • Marcos Elia UFRJ
  • Marcos Pinto UFRJ
  • Maurício Bomfim UFRJ
  • Serafim Pinto UFRJ
  • Rubens Queiroz UFRJ
  • Raphael Rocha UFRJ
  • Murilo Bento UFRJ

Resumo


Este trabalho apresenta uma arquitetura computacional para a criação de um consórcio nacional de laboratórios didáticos a distância, formado por servidores web de diferentes finalidades e funcionalidades, denominados ProtoLabVad que são controlados por uma placa Arduino interfaceada a alguns dispositivos, tais como, displays, motores, sensores, LEDs e webcam. Os ProtoLabVad são escaláveis pela simples incorporação de novos experimentos propostos por usuários-autores, desde que possam ser configurados e executados pelos usuários-clientes de acordo com um protocolo definido previamente pelo servidor central da plataforma. O projeto é baseado em hardware e software livre.

Referências

Alves, R.F. (2013) “DuinoBlocks: Desenho e Implementação de um Ambiente de Programação Visual para Robótica Educacional”. Dissertação (Mestrado em Informática) – Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Arduino (2005) “Arduino”, http://www.arduino.cc.

Elia, M.F. (1985) “Ensino não Experimental de uma Ciência Experimental: Um Problema Cultural Brasileiro”, Participação Mesa Redonda - Problemas críticos no Ensino de Ciências-, Atas do VI SNEF, Niterói, RJ, pag. 90-98. LDB 1986 disponível em http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/leis/lein9394.pdf

Magalhães, M.A.B. (1979) “Novas Tecnologias para o Ensino de Ciências: Condicionantes de sua Utilização na Sala de aula”. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. MEC. Edital CNPq/CAPES/SEB-MEC nº 76/2010.

Pinto, M.C. (2011) “Aplicação de Arquitetura Pedagógica em Curso de Robótica Educacional com Hardware Livre”. Dissertação (Mestrado em Informática) – Universidade Federal do Rio de Janeiro.

PROUCA. Programa um Computador por Aluno PROUCA – Lei 12.249, de 14/06/2010. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12249.htm. Acessado em Fevereiro de 2011.

Sampaio, F.F. e Elia, M.F. (2012) “Projeto UCA na CUCA: Robótica Educacional na Sala de Aula”. In: Fábio Ferrentini Sampaio; Marcos da Fonseca Elia. (Org.). Projeto Um Computador por Aluno: Pesquisas e perspectivas, p. 195-206.

Souza, P. R. A., Sampaio F. F., Elia, M. F. e Pinto, S.B. (2014) “LabVad: Laboratório Remoto para o Desenvolvimento de Atividades Didáticas com Robótica”. In: XIX Congresso Internacional de Informática Educativa, p. 690-694.

Victorino, L., Elia, M.F., Gomes A., Castro, M. e Bastos, C.A.R. (2009) “Laboratório Virtual de Atividades Didáticas – LabVad”. In: XXIV Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, p. 1723-1732.

Publicado
20/07/2015
SAMPAIO, Fábio et al. LabVad: Uma Proposta de Consórcio Nacional para Laboratórios Didáticos a Distância de Ciências e Robótica. In: SEMINÁRIO INTEGRADO DE SOFTWARE E HARDWARE (SEMISH), 42. , 2015, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2015 . p. 119-129. ISSN 2595-6205. DOI: https://doi.org/10.5753/semish.2015.10204.