Gerência e Alocação de Aulas Virtualizadas em Laboratórios de Informática: Uma Arquitetura Híbrida

Resumo


A gerência eficiente de laboratórios de informática nem sempre é uma realidade em instituições de pesquisa e ensino. A configuração de equipamentos, muitas vezes realizadas de forma manual, é uma tarefa custosa e suscetível a erros que podem inviabilizar o uso de tais laboratórios. Se por um lado é economicamente inviável depender de ferramentas comerciais para gerência destes ambientes, cujas soluções utilizam software e hardware proprietários; por outro lado é interessante fazer uso de equipamentos legados através de soluções abertas de virtualização. Este artigo propõe uma arquitetura híbrida para a realização de aulas virtualizadas em laboratórios de informática, onde a gerência é centralizada e a execução é distribuída em recursos existentes. Resultados preliminares indicam a viabilidade da solução proposta.

Referências

Genkov, D. and Slavov, M. (2021). Implementation of a virtual laboratory for computer oriented disciplines. In 2021 29th Telecommunications Forum (TELFOR), pages 1–4. IEEE.

Huang, A. (2019). Teaching, learning, and assessment with virtualization technology. Journal of Educational Technology Systems, 47(4):523–538.

Krassmann, A. L. et al. (2014). Avaliação de implementações de computação em nuvem para ambientes educacionais: um mapeamento sistemático. Novas Ideas em Informática Educativa. TISE, pages 194–205.

Martins, M. A. T. (2022). Infrastructure as Code: Automatização do aprovisionamento e configuração de Infraestrutura e Serviços no Ensino Superior. Masters dissertation, Instituto Politécnico de Viseu.

Masek, P. et al. (2018). Unleashing full potential of ansible framework: University labs administration. In 2018 22nd conference of open innovations association (FRUCT), pages 144–150. IEEE.

Moreno, F. et al. (2019). Visual tahs: software para auxiliar o ensino de tabelas hash na disciplina de estrutura de dados. In Anais do XLVI Seminário Integrado de Software e Hardware, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Rangavittala, S., Sanjay, H., and Salvi, S. (2015). Enhanced multi-tenant architecture for daas, paas, iaas and saas in edu-cloud: Simplifying the service provisioning in edu-cloud by multi-tenant architecture. In Proc. of the Sixth International Conference on Computer and Communication Technology, pages 51–56.

Rot, A., Chrobak, P., and Sobinska, M. (2019). Optimisation of the use of it infrastructure resources in an institution of higher education: A case study. In 2019 9th International Conference on Advanced Computer Information Technologies (ACIT), pages 171–174. IEEE.

Rubio, M. S., Civera, G. L., and Herraiz, J. J. M. (2016). Automatic generation of virtual machines for security training. IEEE Latin America Transactions, 14(6):2795–2800.

Sampaio, F. et al. (2015). Labvad: Uma proposta de consórcio nacional para laboratórios didáticos a distância de ciências e robótica. In Anais do XLII Seminário Integrado de Software e Hardware, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Shukhman, A. et al. (2017). Cloud educational resource datacenter simulator. Procedia Computer Science, 103:543–548.

Xiong, N., Zhou, S., Wu, Z., and Zhang, Z. (2021). Design and research of hybrid cloud desktop scheme in colleges and universities. In MATEC Web of Conferences, volume 336, page 05004. EDP Sciences.
Publicado
06/08/2023
Como Citar

Selecione um Formato
LIRA, Rodrigo de Brito; GOUVEIA, Thiago; MACIEL JR., Paulo Ditarso. Gerência e Alocação de Aulas Virtualizadas em Laboratórios de Informática: Uma Arquitetura Híbrida. In: SEMINÁRIO INTEGRADO DE SOFTWARE E HARDWARE (SEMISH), 50. , 2023, João Pessoa/PB. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 260-271. ISSN 2595-6205. DOI: https://doi.org/10.5753/semish.2023.230695.