Avaliação do impacto de rotas aditivas de tráfego sobre indicadores de desempenho e disponibilidade de sistemas metroferroviários.

  • Osvaldo M. dos Santos Neto UFRPE
  • Gustavo R. de Almeida Callou UFRPE

Resumo


Sistemas metro-ferroviários de transportes requerem um alto desempenho e disponibilidade dos equipamentos responsáveis pela sinalização e controle do tráfego na ferrovia. Estudos são necessários para lidar com esses requisitos, tão essenciais para a otimização da qualidade desses sistemas. Este artigo propõe um conjunto de modelos em redes de Petri estocásticas para avaliar o impacto da implementação de rotas aditivas no desempenho e na disponibilidade de sistemas ferroviários. Os modelos ainda são capazes de capturar o impacto da disponibilidade dos equipamentos de sinalização sobre indicadores de desempenho do trem na ferrovia. Os resultados demonstram que a disponibilidade do sistema estudado pode ser aumentada de 81,674% para 98,456%.

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Publicado
06/08/2023
SANTOS NETO, Osvaldo M. dos; CALLOU, Gustavo R. de Almeida. Avaliação do impacto de rotas aditivas de tráfego sobre indicadores de desempenho e disponibilidade de sistemas metroferroviários.. In: SEMINÁRIO INTEGRADO DE SOFTWARE E HARDWARE (SEMISH), 50. , 2023, João Pessoa/PB. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 344-355. ISSN 2595-6205. DOI: https://doi.org/10.5753/semish.2023.230779.