Analisando a Simplicidade do Laptop da OLPC: Desafios e Propostas de Soluções de Design
Resumo
Estudos publicados na literatura sinalizam que o laptop da OLPC possui problemas relacionados com o seu design da interação. No entanto, esses resultados apontam questões em alto nível e, ainda, não apresentam propostas de soluções para os problemas relatados. Este artigo descreve e discute os resultados alcançados em um estudo realizado com 21 sujeitos com o intuito de avaliar de maneira qualitativa o design do laptop XO usando como referencial as Leis da Simplicidade definidas por John Maeda. Os resultados revelam problemas no design tanto de hardware quanto de software do XO e, em sua maioria, são apontadas sugestões para contorná-los.
Referências
Ceibal (2010) “Plan Ceibal”, [link].
de Souza, C.S., Monteiro, I. e Intrator, C. (2010) “Questões Científicas, Técnicas e Éticas do Desafio IV: Reflexões sobre um Assistente para a Navegação na Web”. In: XXX Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, p. 1-15.
Flores, P. e Hourcade, J.P. (2009) “One Year of Experiences with XO Laptops in Uruguay”. In: Interactions, Vol. 16, No. 4, p. 52-55.
Freudenberg, B., Ohshima, Y. e Wallace, S. (2009) “Etoys for One Laptop Per Child”. In: 7th International Conference on Creating, Connecting and Collaborating through Computing, p. 57-64.
Hourcade, J.P., Beitler, D., Cormenzana, F. e Flores, P. (2008) “Early OLPC Experiences in a Rural Uruguayan School”. In: Extended Abstracts on Human Factors in Computing Systems, p. 2503-2512.
Kraemer, K.L., Dedrick, J. e Sharma, P. (2009) “One Laptop per Child: Vision vs. Reality”. In: Communications of the ACM, Vol. 52, No. 6, p. 66-73.
Maeda, J. (2006) “The Laws of Simplicity”, MIT Press.
Magalhães (2010) “Iniciativa Magalhães”, [link].
Magalhães (2011) “Portátil Magalhães”, [link].
Martinazzo, A.A.G., Patrício, N.S., Biazon, L.C., Ficheman, I.K. e Lopes, R.D. (2008) “Testing the OLPC Drawing Activity: An Usability Report”. In: 8th IEEE International Conference on Advanced Learning Technologies, p. 844-846.
Miranda, L.C., Hornung, H.H., Romani, R., Baranauskas, M.C.C. e Liesenberg, H.K.E. (2008) “Estendendo a Idéia do Projeto UCA ao Desenvolvimento Comunitário: Reflexão e Estratégias”. In: XXVIII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, p. 107-116.
Miranda, L.C., Hornung, H.H., Solarte, D.S.M., Romani, R., Weinfurter, M.R., Neris, V.P.A. e Baranauskas, M.C.C. (2007) “Laptops Educacionais de Baixo Custo: Prospectos e Desafios”. In: XVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, p. 358-367.
Nielsen, J. (1993) “Usability Engineering”, Morgan Kaufmann.
Norman, D.A. (1999) “Affordances, Conventions, and Design”. In: Interactions, Vol. 6, No. 3, p. 38-43.
Norman, D.A. (1990) “The Design of Everyday Things”, Doubleday.
Nugroho, D. e Lonsdale, M. (2010) “Evaluation of OLPC Programs Globally: A Literature Review”, [link].
OLPC (2010) “One Laptop per Child”, [link].
Papert, S. (1980) “Mindstorms: Children, Computers and Powerful Ideas”, Basic Books.
Papert, S. (1993) “The Children’s Machine: Rethinking School in the Age of the Computer”, Basic Books.
Press, L. (1992) “Dynabook Revisited Portable Computers Past, Present and Future”. In: Communications of the ACM, Vol. 35, No. 3, p. 25-32.
PROUCA (2010) “Programa Um Computador por Aluno”, [link].