Estendendo jogos digitais para o mundo físico-social: um estudo com esportes adaptados

  • André L. Brandão UNICAMP / UFOP
  • Emanuel Felipe Duarte UNICAMP
  • M. Cecília C. Baranauskas UNICAMP

Resumo


Muitos dos jogos digitais têm sido desenhados, desenvolvidos e interpretados como artefatos que estabelecem uma relação entre um ou mais jogadores e a aplicação. Porém, com o advento dos sistemas socioenativos, os jogos digitais podem ser estendidos em dois níveis: o do artefato digital como sistema computacional de forma isolada, para refletir aspectos sociais e do mundo físico dos usuários; e o socioenativo propriamente dito, que articulam os dimensões digital, físico e social por meio de artefatos físicos. Este estudo relata a extensão de um jogo digital sobre esportes adaptados e as duas extensões propostas. Estima-se que, por ser a primeira experiência que apresenta uma proposta do jogo digital como um artefato da tríade socioenativa (social-físico-digital), este estudo contribui para que estes artefatos proporcionem oportunidades não somente no contexto digital, mas também no físico-social.

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Publicado
21/07/2024
BRANDÃO, André L.; DUARTE, Emanuel Felipe; BARANAUSKAS, M. Cecília C.. Estendendo jogos digitais para o mundo físico-social: um estudo com esportes adaptados. In: SEMINÁRIO INTEGRADO DE SOFTWARE E HARDWARE (SEMISH), 51. , 2024, Brasília/DF. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 181-192. ISSN 2595-6205. DOI: https://doi.org/10.5753/semish.2024.2918.