Análise sobre gamificação no ambiente Moodle

  • Rafael Fernandes UFMG
  • Vanessa C. O. Souza UFMG
  • Vinícius O. Souza SEDU-ES

Resumo


Este artigo explora o potencial de gamificação do LMS Moodle, utilizando os frameworks Octalysis e 6D. Os autores realizaram ampla revisão bibliográfica, identificaram os recursos do Moodle que melhor se relacionam com os núcleos motivacionais do Octalysis e, como prova de conceito, desenvolveram um curso de redação gamificado. Constatou-se que o Moodle tem potencial para gamificação, mas sua implementação enfrenta desafios, especialmente para usuários não técnicos.

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Publicado
21/07/2024
FERNANDES, Rafael; SOUZA, Vanessa C. O.; SOUZA, Vinícius O.. Análise sobre gamificação no ambiente Moodle. In: SEMINÁRIO INTEGRADO DE SOFTWARE E HARDWARE (SEMISH), 51. , 2024, Brasília/DF. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 240-251. ISSN 2595-6205. DOI: https://doi.org/10.5753/semish.2024.3011.