Cara de Aprender - Uma Ferramenta para Trabalhar Emoções e Aprendizagem Utilizando Expressões Faciais

  • Carla Marina C. Paxiúba UFOPA
  • Celson Pantoja Lima UFOPA

Resumo


Atualmente é amplamente aceito que as emoções influenciam significativamente no processo de aprendizagem, porém, como reconhecer as emoções dos alunos, e, como relacionar os vários tipos de emoções com a aprendizagem, continua a ser uma questão em aberto. Este artigo apresenta uma ferramenta que utiliza as emoções do aluno para melhorar o processo de ensino-aprendizagem. As expressões faciais dos alunos são automaticamente obtidas através de uma ferramenta de reconhecimento de expressões faciais – Cara de Aprendizagem - CADAP. Assim, é possível estabelecer relações entre expressões faciais, emoções, metodologias de ensino e desempenho dos estudantes.

Referências

Damasio And a. Descartes, Error: emotion, reason, and the human brain. New york:1994.

D. McDuff, R. El Kaliouby, T. Se nechal, M. Amr, J. F. Cohn, and R. Picard. Affectivamit facial expression dataset (AM-FED): Naturalistic and spontaneous facial expressions collected” in-the-wild”. In Computer Vision and Pattern Recognition Workshops (CVPRW), 2013 IEEE Conference on, pages 881–888. IEEE, 2013.

Dolog, Peter And Shaefer, Michael. A Framework for Browsing Manipulating and Maintaining Interoperable Learner Profiles. Proceedings of UM2005 - 10th International Conference on User Modeling, Springer Verlag, United Kingdom, 2005.

Ekman, P. And Friesen W. V. Facial Action Coding System. Palo Alto: Consulting Psychologists Press, 1978

Felder, Richard And Silverman, Linda K. Learning and Teaching Styles in Engineering Education. Engineering Education, vl. 78, n. 7, pp674-681. 1988

Izard, c. Emotion-cognition relationships and human development. In: izard, c.1984;

Lee, Catherine H M et al. What affect student cognitive style in the development of hypermedia learning system? Computer and Education, vl. 45, n.1, pp 1-19, 2005.

Mora, Francisco. NeuroEducación, Solo se puede aprender aquello que se ama. Madri, 2013.pp 65-72

Piaget, Jean. A psicologia da criança. 17ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989

Picard, r. Affective computing. Cambridge: mit press, 1997. 262 p.

Vygotsky, l. The problem of the environment. In: veer, r. V.; vlasiner, j. (ed.). The vygotsky reader. Cambridge, ma: blackwell, 1994. P. 338-354
Publicado
26/07/2018
PAXIÚBA, Carla Marina C.; LIMA, Celson Pantoja. Cara de Aprender - Uma Ferramenta para Trabalhar Emoções e Aprendizagem Utilizando Expressões Faciais. In: SEMINÁRIO INTEGRADO DE SOFTWARE E HARDWARE (SEMISH), 45. , 2018, Natal. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . p. 1-11. ISSN 2595-6205. DOI: https://doi.org/10.5753/semish.2018.3427.