Janela Periódica Inclusiva: Uma Abordagem Baseada no Desenho Universal para Aprendizagem

  • Vitor Tavares de Oliveira IFPR
  • Carla Santos de Oliveira IFPR
  • Renato Augusto Platz Guimarães Neto IFPR
  • Daniela Eloise Flôr IFPR
  • Elizete Pinto Cruz IFPR
  • Michele Barboza dos Santos IFPR

Resumo


Inclusão escolar é a base para uma sociedade mais justa e igualitária. A “Janela Periódica Inclusiva” propõe uma experiência educacional acessível e interativa, integrando tecnologias adaptativas à Tabela Periódica, fundamentada no Desenho Universal para Aprendizagem. A proposta atendeu estudantes com deficiência auditiva, visual, autismo, Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade e dificuldades educacionais diversas. Seu protótipo incorpora Libras, Braille, narração em áudio, legendas e elementos visuais dinâmicos, garantindo uma experiência imersiva e personalizada. Com um sistema de hardware e software integrados, a iniciativa pluraliza a compreensão de um conceito fundamental na área de química, tornando-o acessível para vários estudantes.

Referências

Barragán, H. (s.d.). Wiring: The First Development Platform for Arduino. [link]. Acessado em: 25 jan. 2025.

de Oliveira, J. S., Fenner, H., Appelt, H. R., and dos Santos Pizon, C. (2013). Ensino de química inclusivo: tabela periódica adaptada a deficientes visuais. Experiências em Ensino de Ciëncias, 8(2):28–36.

dos Santos, A. E. (2020). Tabela periódica inclusiva: Profa. alda ernestina. Acesso em: 02 fev. 2025.

Greiman, B. (s.d.). SdFat Library. [link]. Acessado em: 25 jan. 2025.

Mantoan, M. T. E. (2015). Inclusão escolar: O que é? Por quê? Como fazer? Summus Editorial.

Marchi, S. R., Brogin, B., and Okimoto, M. L. L. R. (2022). See color: Desenvolvimento de uma linguagem tátil das cores para pessoas com deficiência visual. Estudos em Design, 30(1).

Masson, R., Chiari, P. H., Cardoso, T. P., and Mascarenhas, Y. P. (2016). Tabela periÓdica inclusiva. Journal of Research in Special Educational Needs, 16(S1):999–1003.

Medeiros, A. R. N., dos Santos, A. E., Carvalho, V. S., Chiquitto, A. G., and Mourão, F. P. (2024). Tabela periódica inclusiva: desenvolvimento de um software para auxiliar professores no ensino inclusivo da química. Educação Química en Punto de Vista, 8:18–29. Acesso em: 02 fev. 2025.

Rose, D. (2000). Universal design for learning. Journal of Special Education Technology, 15(4):47–51.

Schatzmann, P. (s.d.a). Arduino Audio Tools Library. [link]. Acessado em: 25 jan. 2025.

Schatzmann, P. (s.d.b). Esp32 a2dp library. [link]. Acessado em: 25 jan. 2025.

Univesp (s.d.). Tabela periódica acessível. Acesso em: 02 fev. 2025.
Publicado
20/07/2025
OLIVEIRA, Vitor Tavares de; OLIVEIRA, Carla Santos de; GUIMARÃES NETO, Renato Augusto Platz; FLÔR, Daniela Eloise; CRUZ, Elizete Pinto; SANTOS, Michele Barboza dos. Janela Periódica Inclusiva: Uma Abordagem Baseada no Desenho Universal para Aprendizagem. In: SEMINÁRIO INTEGRADO DE SOFTWARE E HARDWARE (SEMISH), 52. , 2025, Maceió/AL. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 321-332. ISSN 2595-6205. DOI: https://doi.org/10.5753/semish.2025.8699.