Análise de Padrões Espaciais e Temporais da Mobilidade de Táxis em San Francisco e Roma

  • Cristiano Martins Monteiro CEFET-MG
  • Fábio Rocha da Silva CEFET-MG
  • Cristina Duarte Murta CEFET-MG

Resumo


A disponibilidade de registros de localização e tempo de serviços de táxi possibilita a análise de padrões de mobilidade em centros urbanos e melhor compreensão das rotinas da população local. Este trabalho utiliza um conjunto de dados com mais de trinta milhões de registros de localização e tempo de táxis de San Francisco e Roma para comparar padrões de mobilidade urbana nessas duas metrópoles. As rotas anômalas dos táxis em ambas as cidades foram encontradas e discutidas, assim como as rotas mais frequentes em San Francisco. Os resultados indicam a viabilidade do algoritmo utilizado para corrigir as distâncias das rotas com erros de GPS em que o táxi estava parado.

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Publicado
04/07/2016
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MONTEIRO, Cristiano Martins; DA SILVA, Fábio Rocha; MURTA, Cristina Duarte. Análise de Padrões Espaciais e Temporais da Mobilidade de Táxis em San Francisco e Roma. In: SEMINÁRIO INTEGRADO DE SOFTWARE E HARDWARE (SEMISH), 43. , 2016, Porto Alegre. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2016 . p. 1736-1747. ISSN 2595-6205. DOI: https://doi.org/10.5753/semish.2016.9523.