Detecção e Contagem do Pirarucu utilizando Técnicas de Visão Computacional
Resumo
Na atividade de manejo do pirarucu (Arapaima gigas) é imprescindível a vigilância constante e a realização de contagem dessa espécime para determinar o quantitativo de indivíduos no ambiente manejado por comunidades, com intuito de informar ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) a existência de quantidade suficiente que autoriza a captura de uma quota sem ocasionar sobrepesca do estoque pesqueiro. Neste contexto, este trabalho objetiva detectar e contar automaticamente o pirarucu, através das imagens de vídeos e utilizando técnicas de visão computacional fundamentado no modelo de mistura gaussiana (GMM) e segmentação baseada na análise de movimentos (SBAM), resultando na detecção e contagem do pirarucu, embasado no deslocamento que realiza ao emergir no lago a cada vinte minutos para respirar.
Referências
H. Q. A. and W. Sardinha, A preservação e o uso sustentado dos pirarucusem Mamirauá, H. Queiroz and W. Crampton, Eds.Sociedade Civil Mamirauá MCT-CNPq, 1999.
R. Silva, A. Gonçalvez, and J. Marinho,Contagem e Censo Populacional de Pirarucu, E. Venturi, Ed. Tefé, AM: IDSM, 2013.
D. Santosh, P. P., and R. L. K. N., “Tracking multiple moving objectsusing gaussian mixture model” International Journal of Soft Computingand Engineering (IJSCE), vol. 3, no. 2, 2013.
A. Backes and J. Junior, Introdução à Visão Computacional usando Matlab. Rio de Janeiro: Alta Books, 2016.
C. Souza and P. Santos, “Probabilistic logic reasoning about traffic scenes”. International Journal of Soft Computing and Engineering (IJSCE),vol. 3, no. 2, 2011.