Simulação de Neurônios Biologicamente Realistas em GPUs

  • Raphael Y. de Camargo UFABC

Resumo


GPUs modernas são compostas por centenas de processadores capazes de executar milhares de threads simultaneamente e estão sendo utilizadas com sucesso em diversas aplicações na área de computação de alto-desempenho. Neste trabalho apresentamos um simulador de modelos neuronais realistas capaz de simular centenas de milhares de neurônios por GPU. Resultados experimentais mostram que as simulações são executadas 5 vezes mais rápidas em GPUs, quando comparadas a CPUs modernas.

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Publicado
28/10/2009
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CAMARGO, Raphael Y. de. Simulação de Neurônios Biologicamente Realistas em GPUs. In: SIMPÓSIO EM SISTEMAS COMPUTACIONAIS DE ALTO DESEMPENHO (SSCAD), 10. , 2009, São Paulo. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2009 . p. 153-160. DOI: https://doi.org/10.5753/wscad.2009.17404.