Complexidade textual em narrativas orais produzidas por informantes de diferentes níveis de escolaridade
Resumo
Neste trabalho, analisa-se um córpus formado por vinte narrativas orais (dez produzidas por estudantes do ensino fundamental e dez produzidas por estudantes de curso superior) com o objetivo de se verificar se a complexidade textual das narrativas aumenta conforme aumenta o nível de escolaridade. A ferramenta utilizada para analisar a complexidade textual das narrativas do córpus é o sistema computacional NILC-Metrix, que emprega duzentas métricas para esse fim. Escolheram-se onze métricas, que demonstram que as narrativas do córpus produzidas pelos alunos de curso superior apresentam maior complexidade textual do que as narrativas produzidas pelos alunos de ensino fundamental.
Palavras-chave:
Complexidade textual, Narrativa, Grau de escolaridade
Referências
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Publicado
25/09/2023
Como Citar
ANTONIO, Juliano Desiderato.
Complexidade textual em narrativas orais produzidas por informantes de diferentes níveis de escolaridade. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E DA LINGUAGEM HUMANA (STIL), 14. , 2023, Belo Horizonte/MG.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2023
.
p. 258-267.
DOI: https://doi.org/10.5753/stil.2023.232701.