Complexidade textual em narrativas orais produzidas por informantes de diferentes níveis de escolaridade

Resumo


Neste trabalho, analisa-se um córpus formado por vinte narrativas orais (dez produzidas por estudantes do ensino fundamental e dez produzidas por estudantes de curso superior) com o objetivo de se verificar se a complexidade textual das narrativas aumenta conforme aumenta o nível de escolaridade. A ferramenta utilizada para analisar a complexidade textual das narrativas do córpus é o sistema computacional NILC-Metrix, que emprega duzentas métricas para esse fim. Escolheram-se onze métricas, que demonstram que as narrativas do córpus produzidas pelos alunos de curso superior apresentam maior complexidade textual do que as narrativas produzidas pelos alunos de ensino fundamental.
Palavras-chave: Complexidade textual, Narrativa, Grau de escolaridade

Referências

Antonio, J. D. (1998). “Narrativas orais e narrativas escritas: a estrutura argumental preferida, e outras preferências”. In Faculdade de Ciências e Letras: Doutorado. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Antonio, J. D. (2004). “Estrutura retórica e articulação de orações em narrativas orais e em narrativas escritas do português”. In Faculdade de Ciências e Letras: Doutorado. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Evers, A. (2018). “A redação engaiolada: padrões lexicais e ensino de redação em cursos pré-vestibulares populares”. In Instituto de Letras: Doutorado. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. [link].

Branco, A., Rodrigues, J., Costa, F., Silva, J. and Vaz, R. (2014a). Rolling out Text Categorization for Language Learning Assessment Supported by Language Technology. In Computational Processing of the Portuguese Language: 11th International Conference, PROPOR 2014, Sao Carlos/SP, Brazil, October 6-8, 2014, Proceedings (Vol. 8775, p. 256). Springer.

Branco, A., Rodrigues, J., Costa, F., Silva, J. and Vaz, R. (2014b). Assessing automatic text classification for interactive language learning. In International Conference on Information Society (i-Society 2014) (pp. 70-78). IEEE. https://doi.org/10.1109/i-Society34498.2014

Goldman, S. R. and Lee, C. D. (2014). Text complexity: State of the art and the conundrums it raises. The Elementary School Journal, 115(2), 290-300. https://doi.org/10.1086/678298

Feng, L., Jansche, M., Huenerfauth, M. and Elhadad, N. (2010, August). A comparison of features for automatic readability assessment. In Proceedings of the 23rd International Conference on Computational Linguistics: Posters (p. 276-284). https://aclanthology.org/C10-2032.pdf

Flesch, Rudolf (1979). “How to write in plain English: A book for lawyers and consumers”, New York, Harper.

Gunning, R. (1952). “The technique of clear writing”, McGraw-Hill, New York.

Leal, S. E., Scarton, C. E., Cunha, A., Hartmann, N. S., Duran, M. S. and Aluísio, S. M. (2021) NILC-Metrix Doc. NILC-Metrix. Acesso em 19 mai 2023. Disponível em . http://fw.nilc.icmc.usp.br:23380/metrixdoc

Leal, S. E., Duran, M. S., Scarton, C. E., Hartmann, N. S. and Aluísio, S. M. (2022). NILC-Metrix: assessing the complexity of written and spoken language in Brazilian Portuguese. arXiv preprint arXiv:2201.03445. https://doi.org/10.48550/arXiv.2201.03445 https://arxiv.org/abs/2201.03445

McNamara, D. S., Graesser, A. C., McCarthy, P. M. and Cai, Z. (2014). Automated evaluation of text and discourse with Coh-Metrix, Cambridge, Cambridge University Press.

Ponomarenko, G. L. and Evers, A. (2022). “Leiturabilidade e ensino: autores-base e seus trabalhos”, In Acessibilidade textual e terminológica, Edited by Maria José B. Finatto & Liana Braga Paraguassu, Uberlândia, Edufu, p. 41-71.

Santucci, V., Santarelli, F., Forti, L. and Spina, S. (2020). Automatic classification of text complexity. Applied Sciences, 10(20), 7285. https://doi.org/10.3390/app10207285

Sheehan, K. M., Flor, M. and Napolitano, D. (2013). A two-stage approach for generating unbiased estimates of text complexity. In Proceedings of the Workshop on Natural Language Processing for Improving Textual Accessibility (pp. 49-58). https://aclanthology.org/W13-1506.pdf

Štajner, S., Evans, R., Orasan, C. and Mitkov, R. (2012). What can readability measures really tell us about text complexity. In Proceedings of workshop on natural language processing for improving textual accessibility (p. 14-22). https://aclanthology.org/W13-15.pdf

Yasseri, T., Kornai, A. and Kertész, J. (2012). A practical approach to language complexity: a Wikipedia case study. PloS one, 7(11), e48386. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0048386
Publicado
25/09/2023
ANTONIO, Juliano Desiderato. Complexidade textual em narrativas orais produzidas por informantes de diferentes níveis de escolaridade. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E DA LINGUAGEM HUMANA (STIL), 14. , 2023, Belo Horizonte/MG. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 258-267. DOI: https://doi.org/10.5753/stil.2023.232701.