Gramáticas Locais para Reconhecimento de Construções com Verbo Suporte em Português
Resumo
O Processamento de Linguagem Natural é uma subárea interdisciplinar da Ciência da Computação e Linguística que tem como objetivo o estudo da geração, representação e compreensão da linguagem natural por computadores. Este artigo descreve a geração semiautomática de Gramáticas Locais (GLs) para Construções com Verbo Suporte (CVS) a partir de seis tábuas do Léxico-Gramática que descrevem um total de 468 CVS. Para isto, foram criados seis grafos parametrizados utilizando a ferramenta Unitex para a extração de informações destas tábuas. A geração das GLs foi feita por meio de shell scripts e do Unitex. As GLs geradas foram aplicadas no corpus aTribuna, onde foram encontradas 211 estruturas no formato das CVS buscadas.
Referências
Flores, E. (2020). A construção-suporte no português brasileiro.
Gross, M. (1975). Methodes en syntaxe: régime des constructions complétives.
Gross, M. (1997). The construction of local grammars. Finite-state language processing, pages 329–354
Picoli, L. (2020). Contínuo e limite entre expressão cristalizada e construção com verbo-suporte à luz do léxico-gramática
Picoli, L. et al. (2015). Uso de uma ferramenta de processamento de linguagem natural como auxílio a coleta de exemplos para o estudo de propriedades sintático-semânticas de verbos. Linguamática, pages 35–44.
Santiago, D. (2022). Gramáticas locais para reconhecimento de expressões cristalizadas em português. Relatório Parcial de Pesquisa, Programa Institucional de Iniciação Científica 2021/2022.
Tan, K. et al. (2021). Review on light verb constructions in computational linguistics. pages 25–26.