Proposta de avaliação da percepção dos impactos da inteligência artificial generativa na educação superior

Resumo


No início da década de 2020, o desenvolvimento e a rápida disseminação de sistemas de inteligência artificial generativa, como o ChatGPT, o Bing Chat e o Bard, têm gerado debates a respeito de seus potenciais impactos – positivos e/ou negativos – em diversas áreas do conhecimento. No campo da educação superior, esses debates incluem discussões sobre possíveis mudanças nas formas de interação com os alunos e, também, de se planejar cursos e avaliações. Neste trabalho, é apresentada uma proposta de avaliação, por meio da aplicação de questionários, da percepção desses impactos por docentes do ensino superior, como forma de contribuir para futuros estudos dedicados a esse tema.

Palavras-chave: Tecnologia, Educação, Inteligência Artificial, Ensino Superior

Referências

Chen, L., Chen, P., and Lin, Z. (2020). Artificial intelligence in education: a review. IEEE Access, 8:75264–75278. 10.1109/ACCESS.2020.2988510

Dalmoro. M, V. K. (2013). Dilemas na construção de escalas tipo likert: o número de itens e a disposição influenciam nos resultados? REVISTA GESTÃO ORGANIZACIONAL — VOL. 6 - EDIÇÃO ESPECIAL https://doi.org/10.22277/rgo.v6i3.1386

Faleiros, F., Kappler, C., Pontes, F. A. R., Silva, S. S. d. C., Goes, F. d. S. N. d., and Cucick, C. D. (2016). Use of virtual questionnaire and dissemination as a data collection strategy in scientific studies. Texto & Contexto - Enfermagem, 25(4):e3880014. https://doi.org/10.1590/0104-07072016003880014

Parreira, A., Lehmann, L., and Oliveira, M. (2021). O desafio das tecnologias de inteligência artificial na Educação: percepção e avaliação dos professores. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 29(113):975–999. https://doi.org/10.1590/S0104-40362020002803115

Tavares, L. A., Meira, M. C., and Amaral, S. F. d. (2020). Inteligencia artificial na educação: survey. Brazilian Journal of Development, 6(7):48699–48714. https://doi.org/10.34117/bjdv6n7-496
Publicado
25/09/2023
Como Citar

Selecione um Formato
VIEIRA, Ana Luíza Ferreira; DE AMORIM, Maria Cecilia Zanon; CUNHA, Evandro. Proposta de avaliação da percepção dos impactos da inteligência artificial generativa na educação superior. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E DA LINGUAGEM HUMANA (STIL), 14. , 2023, Belo Horizonte/MG. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 403-407. DOI: https://doi.org/10.5753/stil.2023.234640.