Comparação de Ferramentas para Análise de Sentimentos Aplicada no Contexto Educacional
Resumo
Este artigo faz parte de um projeto voltado para combater a evasão em disciplinas de programação no ensino superior brasileiro, utilizando análise de sentimentos combinada com métodos psicopedagógicos e técnicas de Processamento de Linguagem Natural (PLN). A presente pesquisa compara a eficácia de três ferramentas automatizadas de extração de sentimentos, duas baseadas em Large Language Models (LLMs) e um analisador léxico, usando uma base de 540 respostas de estudantes.
Palavras-chave:
Análise de Sentimento Estudantil, Processamento de Linguagem Natural, Large Language Models
Referências
Atiq, Z. and Loui, M. C. (2022). A qualitative study of emotions experienced by first-year engineering students during programming tasks. ACM Transactions on Computing Education (TOCE), 22(3):1–26. DOI: 10.1145/350769
Bardin, L. (1977). Analise de conteúdo. Lisboa: edição 70.
Bóbó, M. L., Campos, F., Stroele, V., David, J. M. N., Braga, R., and Torrent, T. T. (2022). Using sentiment analysis to identify student emotional state to avoid dropout in elearning. International Journal of Distance Education Technologies (IJDET), 20(1):1–24 DOI: 10.4018/IJDET.305237
Chang, Y., Wang, X., Wang, J., Wu, Y., Yang, L., Zhu, K., Chen, H., Yi, X., Wang, C., Wang, Y., et al. (2024). A survey on evaluation of large language models. ACM Transactions on Intelligent Systems and Technology, 15(3):1–45 DOI: 10.1145/3641289
Coto, M., Mora, S., Grass, B., and Murillo-Morera, J. (2022). Emotions and programming learning: systematic mapping. Computer Science Education, 32(1):30–65. DOI: 10.1080/08993408.2021.1920816
Lazarini, L., Anno, F. S. I., Seno, E. R. M., and Caseli, H. M. (2023). Abordagens baseadas em lexicos para a classificação de sentimentos orientada aos alvos de opinião em comentarios do domínio político. In Anais do XIV Simposio Brasileiro de Tecnologia da Informação e da Linguagem Humana, pages 375–380. SBC. [link] DOI: 10.5753/stil.2023.234206
Medhat, W., Hassan, A., and Korashy, H. (2014). Sentiment analysis algorithms and applications: A survey. Ain Shams engineering journal, 5(4):1093–1113. DOI: 10.1016/j.asej.2014.04.011
Mughal, N., Mujtaba, G., Shaikh, S., Kumar, A., and Daudpota, S. M. (2024). Comparative analysis of deep natural networks and large language models for aspect-based sentiment analysis. IEEE Access, 12:60943–60959. DOI: 10.1109/ACCESS.2024.3386969
Neumann, M. and Linzmayer, R. (2021). Capturing student feedback and emotions in large computing courses: A sentiment analysis approach. In Proceedings of the 52nd ACM Technical Symposium on Computer Science Education, pages 541–547. DOI: 10.1145/3408877.343240
Pfitscher, R., Camargo, L., Moreira, B., Wang, C., Zedral, R., and Garcia, T. (2023). Analise de sentimentos em turmas de programação com vistas ao apoio à permanência estudantil. In Anais do XXXIV Simposio Brasileiro de Informática na Educação , pages 1329–1340, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC. DOI: 10.5753/sbie.2023.234753
Rani, S. and Kumar, P. (2017). A sentiment analysis system to improve teaching and learning. Computer, 50(5):36–43. DOI: 10.1109/MC.2017.133
Seno, E. R. M., Anno, F. S. I., Lazarini, L., and Caseli, H. M. (2023). Classificação de polaridade orientada aos alvos de opiniao em comentários sobre debate político em portugues. In Anais do XIV Simposio Brasileiro de Tecnologia da Informação e da Linguagem Humana, pages 84–93. SBC DOI: 10.5753/stil.2023.233938
Wankhade, M., Rao, A. C. S., and Kulkarni, C. (2022). A survey on sentiment analysis methods, applications, and challenges. Artificial Intelligence Review, 55(7):5731–5780. [link]
Bardin, L. (1977). Analise de conteúdo. Lisboa: edição 70.
Bóbó, M. L., Campos, F., Stroele, V., David, J. M. N., Braga, R., and Torrent, T. T. (2022). Using sentiment analysis to identify student emotional state to avoid dropout in elearning. International Journal of Distance Education Technologies (IJDET), 20(1):1–24 DOI: 10.4018/IJDET.305237
Chang, Y., Wang, X., Wang, J., Wu, Y., Yang, L., Zhu, K., Chen, H., Yi, X., Wang, C., Wang, Y., et al. (2024). A survey on evaluation of large language models. ACM Transactions on Intelligent Systems and Technology, 15(3):1–45 DOI: 10.1145/3641289
Coto, M., Mora, S., Grass, B., and Murillo-Morera, J. (2022). Emotions and programming learning: systematic mapping. Computer Science Education, 32(1):30–65. DOI: 10.1080/08993408.2021.1920816
Lazarini, L., Anno, F. S. I., Seno, E. R. M., and Caseli, H. M. (2023). Abordagens baseadas em lexicos para a classificação de sentimentos orientada aos alvos de opinião em comentarios do domínio político. In Anais do XIV Simposio Brasileiro de Tecnologia da Informação e da Linguagem Humana, pages 375–380. SBC. [link] DOI: 10.5753/stil.2023.234206
Medhat, W., Hassan, A., and Korashy, H. (2014). Sentiment analysis algorithms and applications: A survey. Ain Shams engineering journal, 5(4):1093–1113. DOI: 10.1016/j.asej.2014.04.011
Mughal, N., Mujtaba, G., Shaikh, S., Kumar, A., and Daudpota, S. M. (2024). Comparative analysis of deep natural networks and large language models for aspect-based sentiment analysis. IEEE Access, 12:60943–60959. DOI: 10.1109/ACCESS.2024.3386969
Neumann, M. and Linzmayer, R. (2021). Capturing student feedback and emotions in large computing courses: A sentiment analysis approach. In Proceedings of the 52nd ACM Technical Symposium on Computer Science Education, pages 541–547. DOI: 10.1145/3408877.343240
Pfitscher, R., Camargo, L., Moreira, B., Wang, C., Zedral, R., and Garcia, T. (2023). Analise de sentimentos em turmas de programação com vistas ao apoio à permanência estudantil. In Anais do XXXIV Simposio Brasileiro de Informática na Educação , pages 1329–1340, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC. DOI: 10.5753/sbie.2023.234753
Rani, S. and Kumar, P. (2017). A sentiment analysis system to improve teaching and learning. Computer, 50(5):36–43. DOI: 10.1109/MC.2017.133
Seno, E. R. M., Anno, F. S. I., Lazarini, L., and Caseli, H. M. (2023). Classificação de polaridade orientada aos alvos de opiniao em comentários sobre debate político em portugues. In Anais do XIV Simposio Brasileiro de Tecnologia da Informação e da Linguagem Humana, pages 84–93. SBC DOI: 10.5753/stil.2023.233938
Wankhade, M., Rao, A. C. S., and Kulkarni, C. (2022). A survey on sentiment analysis methods, applications, and challenges. Artificial Intelligence Review, 55(7):5731–5780. [link]
Publicado
17/11/2024
Como Citar
MOREIRA, Benjamin G.; CAMARGO, Luiz C.; PFITSCHER, Ricardo J.; GARCIA, Tatiana R..
Comparação de Ferramentas para Análise de Sentimentos Aplicada no Contexto Educacional . In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E DA LINGUAGEM HUMANA (STIL), 15. , 2024, Belém/PA.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 474-478.
DOI: https://doi.org/10.5753/stil.2024.245409.