SisTIRA: Web Platform for Intelligent Tutoring and Automatic Evaluation of Discursive Answers

  • Avelar Rodrigues de Sousa IFPI
  • Rafael Torres Anchiêta IFMA

Abstract


Este trabalho apresenta o Sistema de Tutoria Inteligente de Respostas Automáticas (SisTIRA), uma plataforma web para avaliação automática de respostas discursivas. Desenvolvido com NestJS, Prisma e integrado ao Google GenAI (modelo Gemini-1.5-flash-8b), o sistema gerencia provas, bancos de questões e usuários, atribuindo notas de 0.0 a 1.0 com feedback breve. Em testes iniciais com vinte questões, o sistema demonstrou alta consistência e pertinência nos resultados, confirmando sua aplicabilidade em avaliações síncronas. O artigo descreve a arquitetura da solução, os testes de validação e perspectivas de aprimoramento.

References

Almeida, J. and Moura, R. (2024). Investigação de métodos de similaridade textual no contexto da avaliação automática de questões discursivas. In Anais da XII Escola Regional de Computação do Ceará, Maranhão e Piauí, pages 110–118, Parnaíba/PI. SBC.

Attali, Y. and Burstein, J. (2006). Automated essay scoring with e-rater® v.2. In Litman, D. and Pinker, S., editors, Proceedings of the 2nd Workshop on Innovative Use of NLP for Building Educational Applications, pages 9–16, New York, USA. Association for Computational Linguistics.

Bank, T. W., UNESCO, and UNICEF (2021). The state of the global education crisis: A path to recovery. Technical report, The World Bank, UNESCO, UNICEF, Washington D.C., Paris, New York.

Bateson, G. (n.d.). Essay (auto-grade) question type. Moodle Plugins Directory. [link] (Acesso em: 15 ago. 2025).

Educational Testing Service (n.d.). e-rater®: Automated writing evaluation engine. ETS Research. [link] (Acesso em: 15 ago. 2025).

Gomes, A. S. and Pimentel, E. (2021). Ambientes virtuais de aprendizagem para uma educação mediada por tecnologias digitais. In Informática na Educação: ambientes de aprendizagem, objetos de aprendizagem e empreendedorismo. Sociedade Brasileira de Computação, Porto Alegre.

Moodle Docs (n.d.). Essay (auto-grade) question type. Moodle Documentation. [link] (Acesso em: 15 ago. 2025).

Murray, T. (2003). An overview of intelligent tutoring system authoring tools: Updated analysis of the state of the art. In Murray, T., Blessing, S. B., and Ainsworth, S., editors, Authoring Tools for Advanced Technology Learning Environments, pages 491–544. Springer, Dordrecht.

Nkambou, R., Bourdeau, J., and Psyché, V. (2010). Building intelligent tutoring systems: An overview. In Nkambou, R., Bourdeau, J., and Mizoguchi, R., editors, Advances in Intelligent Tutoring Systems, pages 377–406, Berlin, Heidelberg. Springer.

Oliveira, D., Pozzebon, E., and Santos, T. (2020). Aplicação de técnicas de processamento de linguagem natural na automatização de correção de questões discursivas. In Anais do Congresso Brasileiro de Informática na Educação.

Rudner, L. M. and Liang, T. (2002). Automated essay scoring using intellimetric™. Technical Report ED465287, ERIC. [link].
Published
2025-09-29
SOUSA, Avelar Rodrigues de; ANCHIÊTA, Rafael Torres. SisTIRA: Web Platform for Intelligent Tutoring and Automatic Evaluation of Discursive Answers. In: BRAZILIAN SYMPOSIUM IN INFORMATION AND HUMAN LANGUAGE TECHNOLOGY (STIL), 16. , 2025, Fortaleza/CE. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 733-737. DOI: https://doi.org/10.5753/stil.2025.37881.