A Utilização de Atos de Diálogo em Sistemas de Diálogo para Dispositivos Móveis

  • Tiago Martins da Cunha UNILAB
  • Daniel de França Brasil Soares UFC

Resumo


Este trabalho apresenta uma abordagem para a categorização de turnos em uma conversa entre o homem e máquina. Nós apresentamos as estratégias para armazenar e acessar os dados para a arquitetura de um sistema chatterbot. Todas classificações de turnos em diálogos e seus princípios teóricos, a ser utilizado na classificação, serão apresentados. O uso de tal classificação mostrou qualidade de conversação satisfatória de acordo com os avaliadores humanos. Esta avaliação foi realizada tendo em conta as máximas elencadas por [Grice et al. 1975]. Nossos resultados satisfatórios em comparação com outros sistemas, que propõem módulos de conversação em um sistema móvel, ainda precisam de melhorias e tem um grande potencial para se tornar um notável sistema agente de conversação.

Publicado
04/11/2015
CUNHA, Tiago Martins da; SOARES, Daniel de França Brasil. A Utilização de Atos de Diálogo em Sistemas de Diálogo para Dispositivos Móveis. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E DA LINGUAGEM HUMANA (STIL), 1. , 2015, Natal/RN. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2015 . p. 225-232.