Estudos recentes sobre a detecção de contradição no Processamento Automático de Línguas Naturais

  • Denis Luiz Marcello Owa UFSCar

Resumo


Neste artigo, são apresentados dois estudos realizados sobre como o Processamento Automático de Línguas Naturais pode ser utilizado para se detectar contradição em textos em inglês, mas que servem de base para outras línguas. Os objetivos s ão entender dois sistemas já desenvolvidos para essa finalidade e alguns dos problemas enfrentados pelos pesquisadores. Podemos notar que ainda há muito o que se pesquisar nesse campo, uma vez que os sistemas de detecção de contradição devem possuir não só uma ampla base de dados semântica, mas também uma grande base de dados sobre conhecimento de mundo.

Palavras-chave: Processamento Automático de Línguas Naturais, Linguística Computacional, Linguística Aplicada, Contradição
Publicado
04/11/2015
Como Citar

Selecione um Formato
OWA, Denis Luiz Marcello. Estudos recentes sobre a detecção de contradição no Processamento Automático de Línguas Naturais. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E DA LINGUAGEM HUMANA (STIL), 1. , 2015, Natal/RN. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2015 . p. 293-300.