Constituição de Um Dicionário Eletrônico Trilíngue Fundado em Frames a partir da Extração Automática de Candidatos a Termos do Domínio do Turismo

  • Simone Rodrigues Peron-Corrêa UFJF
  • Tiago Timponi Torrent UFJF

Resumo


Este trabalho apresenta a metodologia utilizada para a constituição de um dicionário terminológico trilíngue fundado em frames para o domínio do Turismo. Tal dicionário constitui uma das funções de um aplicativo desenvolvido para funcionar como um assistente virtual para turistas. O desenvolvimento do dicionário envolveu a constituição de um corpus especializado trilíngue comparável para o português brasileiro, o espanhol e o inglês, composto por 1 milhão de palavras por língua. A extração dos candidatos a termos é realizada a través da ferramenta TERMOSTAT e a modelagem do dicionário eletrônico, através da FrameNet Brasil.

Publicado
02/10/2017
Como Citar

Selecione um Formato
PERON-CORRÊA, Simone Rodrigues; TORRENT, Tiago Timponi. Constituição de Um Dicionário Eletrônico Trilíngue Fundado em Frames a partir da Extração Automática de Candidatos a Termos do Domínio do Turismo. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E DA LINGUAGEM HUMANA (STIL), 1. , 2017, Uberlândia/MG. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . p. 193-200.