Construções de Estrutura Argumental no âmbito do Constructicon da FrameNet Brasil: proposta de uma modelagem linguístico-computacional

  • Vânia Gomes de Almeida UFJF
  • Tiago Timponi Torrent UFJF

Resumo


O presente trabalho visa apresentar a modelagem de construções de estrutura argumental no Constructicon da FrameNet Brasil. Assumimos que construções são unidades básicas da língua que se constituem em correspondências entre forma e significado [Goldberg 1995; Kay Fillmore 1999]. Diante disso, buscou-se modelar as Construções Transitiva Direta Ativa, Ergativa e Argumento Cindido de acordo com suas características sintático-semânticas. Os resultados indicam como a modelagem construcional pode contribuir para tarefas de Processamento de Língua Natural.

Publicado
02/10/2017
Como Citar

Selecione um Formato
ALMEIDA, Vânia Gomes de; TORRENT, Tiago Timponi. Construções de Estrutura Argumental no âmbito do Constructicon da FrameNet Brasil: proposta de uma modelagem linguístico-computacional. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E DA LINGUAGEM HUMANA (STIL), 1. , 2017, Uberlândia/MG. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . p. 217-223.