Uma Proposta Metodológica para a Categorização Automatizada de Atrações Turísticas a partir de Comentários de Usuários em Plataformas Online

  • Vanessa Maria Ramos Lopes Paiva UFJF
  • Tiago Timponi Torrent UFJF

Resumo


Algumas informações úteis para planejar uma viagem devem ir além do que está disponível em alguns guias de viagem, ou seja, devem trazer informações específicas para o turista. Considerando essa necessidade, o presente trabalho tem como objetivo apresentar um sistema de recomendação para atrações turísticas, o qual irá além das informações básicas (museu, restaurante), apresentando informações específicas (se é um local adequado para crianças, é acessível). O sistema executa uma análise semântica dos comentários de turistas na Internet, usando uma base de conhecimentos a partir de frames semânticos relevantes e itens lexicais associados.

Publicado
02/10/2017
Como Citar

Selecione um Formato
PAIVA, Vanessa Maria Ramos Lopes; TORRENT, Tiago Timponi. Uma Proposta Metodológica para a Categorização Automatizada de Atrações Turísticas a partir de Comentários de Usuários em Plataformas Online. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E DA LINGUAGEM HUMANA (STIL), 1. , 2017, Uberlândia/MG. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . p. 232-239.