Ambientes Virtuais para Reabilitação Terapêutica
Resumo
Ambientes de Realidade Virtual podem ser empregados nas sessões de Terapia Ocupacional como auxiliares no processo de recuperação das sequelas geradas por traumas, que comprometem as atividades do dia a dia. O treinamento de destreza, controle motor fino e atenção, necessários aos treinamentos, podem ser explorados por Realidade Virtual para potencializar as atividades, além de motivar o usuário através de um ambiente atrativo. Neste contexto, foi idealizado um ambiente em forma de atividades lúdicas, visando contribuir com a área de reabilitação, que foca no estímulo dessas necessidades, utilizando o Phantom Omni e Oculus Rift para prover propriocepção e neuroplasticidade, podendo, além disso gerar feedback de colisão e força. Então, esta ferramenta visa ser uma forma de permitir que pacientes treinem o membro acometido de forma diferenciada, visando sua reabilitação. Foi aplicado um teste que verifica a usabilidade deste sistema a fim de analisar a praticidade de uso do mesmo, bem como em qual dispositivo de interação o usuário apresentou maior facilidade e segurança.
Palavras-chave:
realidade virtual, terapia ocupacional, ambiente virtual, phantom omni, oculus rift
Publicado
07/11/2020
Como Citar
DE OLIVEIRA, Raquel Ellem Marcelino; TEIXEIRA, Carina da Cruz; DE OLIVEIRA, Jauvane Cavalcante.
Ambientes Virtuais para Reabilitação Terapêutica. In: SIMPÓSIO DE REALIDADE VIRTUAL E AUMENTADA (SVR), 22. , 2020, Evento Online.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2020
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p. 50-59.