Exploring motor and sensory devices in a bicycle simulator

  • Raphael Souza PUC-Rio
  • Renato Cherullo PUC-Rio
  • Daniel Radetic PUC-Rio
  • Greis Silva-Calpa PUC-Rio
  • Alberto Raposo PUC-Rio

Resumo


Este estudo apresenta o SimBike (Simulador de Bicicleta com Dispositivos Não-convencionais), um simulador de bicicleta em realidade virtual que utiliza dispositivos motores e sensoriais visando prover maior envolvimento e conforto ao usuário. O SimBike busca recriar a atividade de andar de bicicleta assimilando ao máximo os esforços realizados na sua execução tais como fazer curvas com o guidão ou o peso do corpo, pedalar, frear, entre outros. Ele oferece feedbacks comumente esperados pelo ciclista, como a sensação de vento dependendo da velocidade e a sensação de trepidação em terreno irregular. Avaliamos o simulador com 16 usuários, obtendo resultados satisfatórios no que diz respeito ao conforto, imersão, usabilidade e experiência do usuário. Os resultados sugerem tamb´em melhorias para que o simulador seja adequado para todo tipo de usu´ario independentemente das suas características, além de uma proposta de estudos futuros.
Palavras-chave: Simulador de bicicleta, Realidade virtual, Cyber sickness, Dispositivos não convencionais, Experiência do usuário
Publicado
28/10/2019
Como Citar

Selecione um Formato
SOUZA, Raphael; CHERULLO, Renato; RADETIC, Daniel; SILVA-CALPA, Greis; RAPOSO, Alberto. Exploring motor and sensory devices in a bicycle simulator. In: SIMPÓSIO DE REALIDADE VIRTUAL E AUMENTADA (SVR), 21. , 2019, Rio de Janeiro. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 85-94.