Uma Plataforma Baseada em Realidade Virtual para Diagnóstico de Transtornos do Equilíbrio e Reabilitação Vestibular

  • Daniel Macedo Unifor
  • Eduardo Lustosa Unifor
  • Matheus Nogueira Unifor
  • Magno Peixoto Clínica Otos
  • Carla Amaral Unifor
  • Maria Rodrigues Unifor

Resumo


Este trabalho apresenta uma plataforma baseada em realidade virtual para diagnóstico de transtornos do equilíbrio e reabilitação vestibular, portátil e de baixo custo, composta de módulos para avaliação da saúde do paciente e exercícios de terapia, com diferentes tipos de experiência de usuário e imersão. Três categorias de estímulos foram modeladas e implementadas: (1) Foveal, na qual todos os alvos do ambiente virtual, um a um, são focos de interesse do ponto de vista do paciente; (2) Retinal, na qual é estimulado todo o campo visual do usuário, sem um foco em particular; e (3) Integração Visuovestibular, onde vários estímulos são disponibilizados ao paciente durante a navegação (acompanhada de movimentos de cabeça) e visão exploratória pelos ambientes virtuais usando óculos HMD, enquanto em pé sobre uma balança com conexão USB, construída com uma solução de hardware personalizada. Além disso, testes funcionais e de usabilidade com especialistas foram feitos para validar em estudos pilotos a eficácia da plataforma no diagnóstico de transtornos do equilíbrio e em terapias de reabilitação vestibular.
Palavras-chave: realidade virtual, diagnóstico, transtornos do equilíbrio, terapias de reabilitação vestibular, óculos HMD, balança USB customizada
Publicado
28/10/2019
Como Citar

Selecione um Formato
MACEDO, Daniel; LUSTOSA, Eduardo; NOGUEIRA, Matheus; PEIXOTO, Magno; AMARAL, Carla; RODRIGUES, Maria. Uma Plataforma Baseada em Realidade Virtual para Diagnóstico de Transtornos do Equilíbrio e Reabilitação Vestibular. In: SIMPÓSIO DE REALIDADE VIRTUAL E AUMENTADA (SVR), 21. , 2019, Rio de Janeiro. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 200-209.