ARKLib: an augmented reality library for applications using Kinect

  • Danilo Amaral UFSJ
  • Leonardo Rocha UFSJ
  • Matheus Viana UFSJ
  • Marcelo Guimarães UNIFESP
  • Diogo Dias UFSJ

Resumo


No decorrer do surgimento de novas soluc¸oes tecnológicas, maneiras de aplicá-las devem ser estudadas e propostas. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho foi utilizar a realidade aumentada no marketing, aumentando o numero de opções tecnológicas para o aprimoramento de estabelecimentos comerciais convencionais. Propusemos e desenvolvemos uma biblioteca que utiliza o Microsoft Kinect para ajudar os desenvolvedores a criar aplicativos de realidade aumentada, podendo ser usados no comércio varejista físico como ferramentas de marketing, de modo que os transeuntes interajam com o aplicativo. O objetivo e que eles se tornem clientes da loja durante o processo de interação. Por fim, a aplicação de uma vitrine virtual interativa foi desenvolvida para mostrar a utilidade prática da ferramenta para desenvolvedores e o setor de varejo comercial.
Palavras-chave: Realidade Aumentada, Biblioteca, Microsoft Kinect, OpenGL, Engenharia de Software
Publicado
28/10/2019
AMARAL, Danilo; ROCHA, Leonardo; VIANA, Matheus; GUIMARÃES, Marcelo; DIAS, Diogo. ARKLib: an augmented reality library for applications using Kinect. In: SIMPÓSIO DE REALIDADE VIRTUAL E AUMENTADA (SVR), 21. , 2019, Rio de Janeiro. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 223-227.