Immersive Virtual Environment for Math Aid in the Early Years

  • Gabriel Fleury UFG
  • Carlos Stedile UFG
  • Marcos Ribeiro UFG

Resumo


Este artigo apresenta um ambiente virtual imersivo para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem das operações matemáticas básicas dos anos iniciais. A partir de uma problemática estabelecida nas dificuldades de aprendizagem e dos maus resultados verificados nas avaliações formais na área da matemática, propõe-se um ambiente que se estabelece sob alguns pressupostos (abstração, contextualização, motivação e cognição) e busca ser um aliado na construção desse conhecimento matemático. Os resultados obtidos por meio de avaliações (SUS e GQM) permitiram demonstrar a validação da ferramenta construída e sua eficácia na consecução dos objetivos propostos.
Palavras-chave: Anos iniciais, educação, dificuldades de aprendizagem, matemática, realidade virtual
Publicado
28/10/2019
FLEURY, Gabriel; STEDILE, Carlos; RIBEIRO, Marcos. Immersive Virtual Environment for Math Aid in the Early Years. In: SIMPÓSIO DE REALIDADE VIRTUAL E AUMENTADA (SVR), 21. , 2019, Rio de Janeiro. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 238-242.