AnemiaAR: Serious Game de Realidade Aumentada para o Ensino de Hematologia

  • Isabela Bianchi UPF
  • Alexandre Lazaretti Zanatta UPF
  • Rafael Rieder UPF

Resumo


Este trabalho tem como objetivo apresentar o desenvolvimento de um serious game de Realidade Aumentada para o ensino de hematologia, capaz de auxiliar alunos e professores na visualização e apresentação de conceitos de anemia. O processo de criação conta com apoio de equipe multidisciplinar, e aplica recursos da game engine Unity e do óculos Microsoft HoloLens. O artigo destaca também a motivação, os trabalhos relacionados e os resultados preliminares do uso da aplicação por acadêmicos de um curso de Medicina.
Palavras-chave: Anemia, Hematologia, Realidade Aumentada, Serious Game

Referências

R. Andersson, M. Anker, A. Dunford, J. Lundqvist, and A. Weiss, “Hamlin: An augmented reality solution to visualize abstract concepts for science education,” in Proceedings of SIDeR’16–student interaction design research conference, 2016.

E. F. de Sá, M. E. C. de Castro Lima, and O. Aguiar Jr, “A construção de sentidos para o termo ensino por investigação no contexto de um curso de formação,” Investigações em Ensino de Ciências, vol. 16, no. 1, pp. 79–102, 2016.

J. Herron, “Augmented reality in medical education and training,” Journal of Electronic Resources in Medical Libraries, vol. 13, no. 2, pp. 51–55, 2016.

I. Iacovides, A. L. Cox, and T. Knoll, “Learning the game: breakdowns, breakthroughs and player strategies,” in CHI’14 Extended Abstracts on Human Factors in Computing Systems, 2014, pp. 2215–2220.

E. M. Zelinski and R. Reyes, “Cognitive benefits of computer games for older adults,” Gerontechnology: international journal on the fundamental aspects of technology to serve the ageing society, vol. 8, no. 4, p. 220, 2009.

M. M. Zarzuela, F. J. D. Pernas, L. B. Martínez, D. G. Ortega, and M. A. Rodríguez, “Mobile serious game using augmented reality for supporting children’s learning about animals,” Procedia computer science, vol. 25, pp. 375–381, 2013.

E. Klopfer and J. Sheldon, “Augmenting your own reality: Student authoring of science-based augmented reality games,” New directions for youth development, vol. 2010, no. 128, pp. 85–94, 2010.

K. Arnaoutakis, M. Anders, and K. Berry, “Simulating four essential conversations with hematology/oncology trainees: a qualitative evaluation,” Journal of Cancer Education, vol. 31, no. 1, pp. 55–62, 2016.

E. Bernstein, N. A. Podoltsev, and A. Lee, “Teaching hematology to fellows: A qualitative study,” Blood, vol. 130, no. Supplement 1, pp. 5641–5641, 2017.

Q. Li, J. Chen, B. Wan, and X. Li, “No gender difference in foreign medical students’ hematology clerkship,” Education Research International, vol. 2018, 2018.

I. Singh, A. R. Kundur, and Y.-M. Nguy, “Use of technology in problembased learning in health science,” in Encyclopedia of Information Science and Technology, Fourth Edition. IGI Global, 2018, pp. 5853–5862.

I. Ochoa-Casas, G. Tibamoso, L. Vega-Medina, B. Perez-Gutierrez, and A. Uribe-Quevedo, “Detection of central venous access anatomic regions of interest using augmented reality game-based learning,” in 2015 IEEE Games Entertainment Media Conference (GEM). IEEE, 2015, pp. 1–3.

A. S. Johnson and Y. Sun, “Exploration of spatial augmented reality on person,” in 2013 IEEE Virtual Reality (VR). IEEE, 2013, pp. 59–60.
Publicado
07/11/2020
Como Citar

Selecione um Formato
BIANCHI, Isabela; ZANATTA, Alexandre Lazaretti; RIEDER, Rafael. AnemiaAR: Serious Game de Realidade Aumentada para o Ensino de Hematologia. In: WORKSHOP DE TESES E DISSERTAÇÕES - SIMPÓSIO DE REALIDADE VIRTUAL E AUMENTADA (SVR), 22. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 3-4. DOI: https://doi.org/10.5753/svr_estendido.2020.12942.